OVERWATCHUm guia básico sobre a MD10!

Guilherme 'NokturnaL' Niehues 3 de junho de 2017

Diariamente muitos players fazem um post repetido no grupo da Overwatch Brasil no Facebook sobre a MD10. A comunidade está mais furioso que o Winston em seu ult, se perguntando: “Por que diabos eu cai em uma classificação menor do que a última temporada?”

Com essa pergunta em mente, o tio aqui resolveu preparar um dossiê simples e bacana pra você entender o sistema e esculachar geral antes de iniciar a MD10.

 

O QUE É A MD10 NO OVERWATCH?

A MD10 é uma série de partidas realizadas durante o inicio de cada nova temporada para determinar um novo pareamento ao jogador, fazendo com que ele “sinta a tranquilidade” (sentiu a referência?) ao jogar a primeira temporada ou a quinta.

 

COMO FUNCIONA O CÁLCULO DA MD10?

O cálculo é algo nebuloso, cabuloso e somente uma pessoa pode nos ajudar. A rainha mestre dos cálculos:

 

Nazaré Calculando MD10

 

Geralmente a MD10 te classifica em um range de 200 pontos (pra mais ou pra menos) do SR do qual você finalizou a última temporada.

Logo, se você terminou com 3000 – pode cair entre 2800 até 3200. Porém isso pode variar, com o seguinte critério:

  • Se você ganhar de um time favorecido ou muito favorecido, seu SR pode aumentar consideravelmente;
    Exemplo: seu time tem um SR de 2500 e o outro time 3000;

 

  • Se você perde de um time desfavorecido ou muito desfavorecido, seu SR pode cair consideravelmente;
    Exemplo: seu time tem um SR 3000 e o outro time 2500.

 

  • O seu desempenho como player também conta, além da vitória. É dito que DPS são os que mais podem ganhar SR em uma partida (uma vez que ele contabiliza o abate final/abates como um dos pontos altos pro cálculo do SR). Suportes geralmente são os que menos ganham SR (a própria Blizzard deu a entender isso em um matéria de uns 2 meses atrás);

Em suma, a MD10 sempre vai te colocar em um nível próximo do que você já era, porém lhe dará um saldo positivo ou negativo. Portanto, o que lhe resta é seguir em frente após a MD10 até o topo novamente.

 

O TIME ADVERSÁRIO IMPORTA E MUITO.

Você leu certo, sim! O time adversário é o que importa para nós. Por que?

Ele é responsável por dizer se você será o time com menor SR ou maior SR e as vitórias determinarão seu novo rank. Então, vamos brincar com alguns cenários:

Seu time fechado possui 3000 de SR.

  • Cenário 1:
    Você ganhou as 10 partidas onde o time adversário possuía um SR abaixo de 2500. Logo, seu SR inicial não mudará muito, podendo chegar a mais ou menos 100 pontos a mais;
    Explicação: você ganhou de times que são desfavorecidos, ou seja, um elo abaixo ou um nível muito inferior ao seu.

 

  • Cenário 2: 
    Você perdeu as 10 partidas onde o time adversário possuía um SR abaixo de 2500. Logo, seu SR inicial sofrerá uma queda brusca, podendo chegar a mais ou menos 200 pontos a menos;
    Explicação: você perdeu de times que são desfavorecidos, ou seja, um elo abaixo ou um nível muito inferior ao seu.

 

  • Cenário 3:
    Você ganhou as 10 partidas onde o time adversário possuía um SR acima de 3500. Logo, seu SR inicial subirá drasticamente, podendo chegar a mais ou menos 200 pontos a mais;
    Explicação: você ganhou de times favorecidos, ou seja, um elo acima ou um nível muito superior ao seu.

 

  • Cenário 4:
    Você perdeu as 10 partidas onde o time adversário possuía um SR abaixo de 3500. Logo, seu SR inicial sofrerá uma pequena queda, podendo chegar a mais ou menos 200 pontos a menos;
    Explicação: você perdeu de times que são favorecidos, ou seja, um elo acima ou um nível muito superior ao seu.

 

Você pode pegar times menos favorecidos ou mais favorecidos, dependendo do horário em que joga e quem estiver online. Porém, geralmente o matchmaking do Overwatch costuma ser um pouco mais sensato e igualitário.

 

O SEU DESEMPENHO INFLUÊNCIA NO SEU SR!

Isso mesmo, o seu desempenho dentro do jogo influência e muito na quantidade de SR que você poderá ganhar na MD10. Portanto, quanto mais “certinho” você jogar, melhor para você.

Mesmo que você perca, conforme o cenário 2, você ainda terá uma queda menos brusca nos teus pontos classificatórios.

Porém, temos um problema… na verdade, uma bela SACANAGEM DA MÃE BLIZZARD!

Ela já informou publicamente que os healers geralmente recebem menos SR em uma partida e os DPS são os que tem maior variação de acordo com o desempenho. Sabe o motivo? Não? Então, eu te conto: o número de golpes finais e abates são grandes influenciadores para o cálculo do SR. Então, para nós healers, posso apenas dizer uma coisa: ROOOOOOAR ao melhor modo Winston.

 

Wisnton Furioso

 

Sabe o que é pior de tudo?

Saber que o Hanzo ou um Genji podem ganhar mais SR ao final da partida, do que você que os mantém vivo.

 

TIO NOKTURNAL, AINDA TENHO UMA DÚVIDA. ISSO VALE SOMENTE PARA A MD10?

O velhote aqui lhe responde, NÃO! Isso é aplicável aos jogos do dia a dia também durante toda a temporada. São dias valiosas que eu acho que vale a pena compartilhar. Assim, antes de chegar na voadora a lá Lindomar, o sub-zero brasileiro, você poderá saber se realmente vale a pena ficar furioso.

Então é isso, caros amigos primatas e robóticos! Espero que fique mais claro e qualquer dúvida, joga aí nos comentários que o tio aqui tenta responder da melhor maneira possível! 😀

 

About Guilherme 'NokturnaL' Niehues

“Seguidor da filosofia do Roadhog: “Eu sou o apocalipse de um homem só”, especialmente em um rodízio de pizzas. Ainda sente nojinho por ser atacado pelas próprias bolas do Zenyatta. No mais, um player ruim de Overwatch a-há!

  • Daniel Luis

    Uma duvida rápida, esse problema dos suportes só se encaixa na md10? Ou depois os suportes continuam ganhando menos pontos?