OVERWATCHZarya – Guia Básico do Herói #15

Oriques "Cooruja" Batistim 13 de agosto de 2016

Salve Salve galerinha, aqui quem fala é o Cooruja! Finalmente  atendendo o clamor da galera!!!! Hoje vamos falar da PODEROSA Zarya, a heroína mais casca grossa do Overwatch, muita força e dedicação, guerreira movida a energia e dano! E como eu sempre digo, leia a introdução, ela sempre vai lhe auxiliar em algo.

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta

Divirtam-se!!!

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” Sun Tzu

Zarya_Spray_-_LiftUma verdadeira heroína, é assim que podemos definir a Zarya. Mesmo com uma infância marcada por destruição e tristeza, ela conseguiu construir uma incrível carreira no segmento do fisiculturismo e levantamento de peso, carreira essa que era permeada por muito treino e dedicação, o seu futuro estava certo, ela era a melhor no que fazia. Até que na véspera do torneio para o qual havia se preparado tanto, tudo mudou. A sua cidade natal havia sido invadida, o ataque veio de um antigo e adormecido omnium siberiano, e mais uma vez sua vila estava lançada a guerra. Zarya então, desistiu de toda sua carreira, se alistou as forças de defesa e iniciou sua jornada para proteger seus amigos, sua vila e quebrar novos recordes. Afinal, sua força e resistência Russa sempre serão de grande valor na contenção dos Omnicos.

Quais são Habilidades e como usá-las

Zarya é um dos tanques agressivos mais resistentes do jogo, além disso ela consegue auxiliar seus aliados em algumas trocações de dano contra os oponentes. Zarya pode não possuir tanta vida quanto os demais tanques, mas suas habilidades e alto poder destrutivo a tornam peça chave na hora de avançar contra um objetivo. Então vamos compreender melhor suas habilidades e mecânicas, para isso começaremos em uma ordem diferente da maioria dos guias.

Energia – Passiva
Vamos falar da sua passiva. A Zarya possui uma habilidade passiva que estoca energia para aumentar o seu dano. Essa energia aumenta 1 ponto para cada 4 de dano absorvido por suas barreiras (falaremos mais dela a frente), após o termino das suas barreiras ela perderá 2 pontos por segundo, até voltar a 0.

Barreira de Partículas – 10 segundos
Uma barreira extremamente poderosa com dois metros de raio, que possui duração de 2 segundos ou até que absorva 200 de dano, o que vier primeiro, e caso o primeiro dano recebido seja maior que 200, ela absorverá todo dano e se extinguirá. A parte mais legal da barreira é que todo dano absorvido será convertido pela sua passiva em energia para aumentar o seu dano, exatamente como expliquei na passiva. Outra coisa muito bacana é que enquanto estiver com a barreira a sua volta Zarya ficará invulnerável a habilidade de controle como congelamento (bye bye Mei), aprisionamento (Junkrat), Atordoamento (McCree) e coisas assim.

Barreira Projetada – 8 segundos
A Barreira Projetada é praticamente idêntica a Barreira da Partícula, as duas únicas exceções são o Tempo de recarga que é de 8 segundos (2 segundos menor que a Barreira de Partícula) e que ela só pode se utilizada nos seus aliados. Tente utiliza-la para salvar aquele aliado que está em apuros e consequentemente carregar sua energia, só não se esqueça que você precisa estar a 30 metros dos seu aliado para ativar a barreira nele.

Canhão de Partículas – 100/100
Uma arma diferenciada e que pode se tornar extremamente poderosa caso seja cominada com suas outras habilidades, ela possui 100 de munição e dois modos de disparo. O disparo primário da Zarya é um feixe de energia com um dano que varia muito, pois depende da porcentagem de energia que ela esteja carregando no momento que o feixe é ativado, essa variação será de 80-150 de dano por segundo, obviamente quanto maior a porcentagem de energia maior será o dps. Mas, ai você pergunta, como vou saber a porcentagem? Existem algumas formas, vamos conhece-las:

  • Pelo numeral de porcentagem em baixo da sua mira que vai de 0 a 100,
  • Caso você use a mira padrão da Zarya, o circulo da sua mira vai preenchendo;
  • O som do canhão quando esta disparando aumenta muito, fazendo barulho de obturador;
  • O Canhão de partículas tem uma esfera de energia bem visível em cima da arma, é possível ver ela crescendo.
  • Por ultimo, pois essa serve mais para o seu time que para você, a Zarya via ficando energizada e começa a brilhar, o brilho fica mais intenso aos 100%

Agora vamos falar do disparo secundário, com o botão direito do mouse a Zarya dispara em semi-arco uma poderosa bomba de energia que causa de 46-95 de dano em um raio de 2 metros e gasta 25 da sua munição. Lembrando que assim como o tiro primário o dano dependerá muito do quanto ela está energizada. Além disso o disparo secundário pode ser utilizado para o famoso Rocket Jump, o que causará 50 de dano na Zarya.Lembrando claro que nenhum dos seus causam o dobro de dano quando acertam a cabeça

Surto de Gravitons – Habilidade Suprema
Sem dúvida umas das habilidades supremas mais úteis do jogo e muito poderosa. Com essa habilidade Zarya consegue prender qualquer um que estiver em a 8 metros do núcleo da bomba gravitacional. Essa bomba causa um pequeno dano, 22 para ser mais exato, e mantém todos os atingidos suspensos no ar, por 4 segundos. Não se esqueça que heróis como Trazer, Reaper e Genji conseguem escapar do surto. Falaremos dos combos na parte de sinergia

Prós

  • zarya-arma

    Escudo: Zarya possui 200 de vida e 200 de escudo, ou seja, caso receba 200 de dano e consiga recuar, após 3 segundos a sua vida começará a regenerar sozinha;

  • Barreira Projetada: com ela Zarya protege seus aliados e ainda aumenta seu próprio dano;
  • Tanque agressivo: Ela pode não possui tanta resistência quantos os demais tanques, mas certamente quando esta com 50% ou mais de energia consegue causar um estrago;
  • Seu disparo secundário é capaz de acertar locais de difícil acesso para um disparo comum e ainda causa um dano bem razoável em área;
  • Surto de Grávitons é definitivamente a habilidade suprema que mais combina com habilidades de outros heróis, a que possui a maior quantidade de sinergias no jogo.

Contras

  • Um herói fácil de jogar, porém extremamente difícil de dominar, suas mecânicas por muitas vezes confundem os jogadores iniciantes;
  • Seu disparo primário exige muito controle de mira por parte do jogador, afinal é difícil manter o feixe no adversário que fica pulando e tentando fugir todo o tempo;
  • Surto de Grávitons causa pouquíssimo dano, na verdade nem poderíamos chamar aquilo de dano;
  • Controlar suas barreiras e ativa-las nos momentos cruciais para o time é um fator essencial para uma Zarya funcionar bem, a parte triste é que dominar isso é extremamente complicado;

Sinergias

Se você acompanhou meus guias anteriores não terá surpresa nenhuma aqui, pois a Zarya apareceu em vários deles, afinal seu Surto de Grávitons é absurdo de forte e comba com várias Habilidades Supremas e habilidades normais, por isso vou lista-las:

  • Bombas de Energias;hanzo-cute
  • Autodestruir da D.va;
  • Pneu da Morte do Junkrat;
  • Bomba Eletromagnética da Tracer;
  • Desabrochar da Morte do Reaper;
  • Bombardeio da Pharah;
  • Lamina do Dragão do Genji;
  • Martelo Propulsor do Reinhardt;
  • Bastion funcionará tanto na Configuração Tanque quanto na Sentinela, óbvio que no modo Tanque o dano é em área e assim funcionará melhor;
  • Para finalizar Hanzo com seu Golpe do Dragão;

Lembre-se para que o Surto de Grávitons funcione em sua plenitude é extremamente necessário ter comunicação no time, na verdade para ter uma Zarya eficiente comunicação é uma peça fundamental.

Por exemplo, para que sua Barreira Projetada consiga encaixar no Genji após ativar sua Lamina do Dragão e protege-lo de um possível Clarão ou Gancho tem que ter comunicação.

Zarya funcionará muito bem com Lúcio que lhe dará um aumento na movimentação e quando necessário uma cura, além disso a Zarya poderá manter o Lúcio mais tempo vivo caso alguém (leia Winston) resolva pular nele.

Counters

Zarya é bem completa e poderosa e dificilmente alguém conseguirá abate-la facilmente e sozinho, mas alguns heróis possuem pequenas vantagens que se bem trabalhadas podem dificultar muito a vida da Zarya.

O primeiro herói que eu vejo como ótimo counter para Zarya é a Pharah, pois o feixe de energia do disparo primário não alcançará a Pharah em voo, o seu disparo secundário também ficará inviável já que é quase impossível de acerta-la por causa do arco q ele faz.

Bastion quando bem posicionado poderá lidar facilmente com a Zarya, desde que saiba a hora de atirar e cessar fogo, o tiro primário dela não alcançará um Bastion bem posicionado e o tiro secundário não atingirá um Bastion protegido.

Pode parecer estranho mas a Widowmaker consegue atrapalhar bastante a vida da Zarya, visto que a longas distâncias a Widow ficará confortável para esperar a Barreira acabar e causará um bom dano na Zarya. Caso a Zarya consiga se aproximar, basta usar o Arpeu e se reposicionar.

Dicas Gerais

  • zarya-corpo

    Em partidas casuais treine bastante com suas Barreiras, ou seja, tenta ativar as duas em sequencia e maximizar o carregamento de energia para devolver o dano;

  • Fique sempre de olho nos seus aliados para projetar sua barreira neles;
  • Priorize a barreira nos ofensivos que trabalham pelos flancos e nos seus suportes.
  • Quando sua munição tiver acabando, entre 1 e 5 de munição, atire com o disparo secundário, ele gasta 25 de munição, assim você maximizará a eficiência da arma, pois o dano causado será o mesmo com 25 de munição ou 1;
  • Tente sempre usar seu Surto de Grávitons quando seus aliados tiverem supremos para combar;
  • Fique de olho na porcentagem da sua energia, para aproveitar  momento que ela estiver mais carregada e causar a maior quantidade de dano possivel nos adversários;
  • Assim que um Genji, Soldado, Pharah, Reaper ou qualquer outro aliado que fica mais vulnerável durante o Supremo, proteja-os no inicio com sua Barreira, aquele momento que o Roadhog vai puxa-lo, McCree vai dar o Clarão;
  • Se esforce para não ficar muito tempo a frente do time, sua resistência não é tão alta e sua Barreira só vai durar 2 segundos.

 

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!