OVERWATCHWinston – Guia Básico do Herói #18

Oriques "Cooruja" Batistim 17 de setembro de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Nesse sábado o guia veio mais cedo e nele vamos falar do nosso Gorila Cientista apaixonado pela humanidade, Winston! Isso mesmo, finalmente vamos falar desse caçador de papel, o matador de sniperinos. Espero que gostem do guia, se puder, me ajude a divulgar o canal e participe do sorteio que estou fazendo de um Overwatch Origins!

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya | Widowmaker | McCree

Divirtam-se!!!

“As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.” Sun Tzu

WinstonGeneticamente modificado, brilhantemente ousado e extremamente esperançoso, esse é o Winston, um cientista gorila apaixonado pela humanidade. Winston morou quase sua vida inteira na Estação Lunar do Horizonte, nessa estação ele se destacou dentre vários outro gorilas pelo seu grande avanço cerebral, assim que foi notado, Winston foi levado ao Dr. Harold Winston, que lhe ensinou ciências e o inspirou com histórias da ingenuidade humana. Mas, obviamente algo daria errado, o tempo passou e os demais gorilas fizeram uma rebelião e mataram os cientistas da missão. Winston por sua vez, adotou o nome do humano que tudo lhe ensinou, construiu um foguete e partiu em direção a Terra. Ao chegar encontrou na Overwatch um novo lar, a organização representava tudo que ele havia aprendido a admirar na humanidade, criou todo seu equipamento de combate e ainda ajudou vários outros agentes. Finalmente seus ideais reacenderam, ele se sentia vivo novamente. No entanto, alguns anos depois a Overwatch caiu, Winston ficou desolado, pela segunda vez lhe tiraram tudo que acreditava. Depois da queda, Winston aguardou e aguardou, até que um dia cansou de esperar algo acontecer e resolveu ser esse algo. Assim, cansado de ver o mundo em colapso, ele ativou o protocolo Overwatch, convocando todos os antigos agentes ainda vivos a retornarem, inclusive ele!

Quais são Habilidades e como usá-las

Winston é um cientista sem igual e também é um gorila, o que faz toda diferença. Com seu conhecimento ele desenvolveu equipamentos incríveis para o combate e com sua força animal ele é capaz de rechaçar os inimigos. Vamos conhecer todo o arsenal do cientista combatente!

Canhão de Tesla – 100
Quando ele dispara seu canhão vários raios serpenteiam para todos os lados, quase um show de luzes numa boate. A parte boa disso é que o raio tem alvo automático, ou seja, basta que o alvo esteja em um cone a sua frente e um desses raios causará dano ao oponente. O Canhão de Tesla possui 100 de munição e 60 de DPS, aaaaa Cooruja tão pouco o dps dele. Meu querido estamos falando de 60 DPS em todos que estiverem a sua frente e não somente em um alvo. Para que o raio surta efeito o alvo, como eu disse, precisa estar num cone a sua frente e em uma distância máxima de 8 metros. winston

Salto a Jato – Tempo de Recarga 6 seg
Winston possui um jato poderosíssimo nas costas, ao utiliza-lo ele consegue realizar um super pulo, ao se chocar com o chão ele causará 50 de dano em uma raio de 5 metros. O tempo de recarga é muito baixo, por isso você deverá usa-lo sempre  para se movimentar e/ou se posicionar atrás do time adversário. Um outro fato muito importante sobre esse pulo é que não salta pra onde você está mirando, pois ele faz um salto curvo, você precisará levantar a mira para conseguir pulos mais longos ou altos. (veja o video).

Projetor de Barreira – Tempo de Recarga 13 seg
Para proteger seus aliados e a si próprio Winston projeta uma barreira com 5 metros de raio capaz de absorver até 600 de dano, perceba que não são 600 de dano de cada herói e sim 600 de dano geral, assim é razoavelmente fácil remove-la, ate porque a função dela é outra. Winston não é um tanque como Reinhardt, que protege seus aliados atrás de uma grande barreira, ele está mais para um Tanque Auxiliar, que se move pelo mapa com foco na ruptura da formação adversária. O Projetor de Barreira do Winston ainda é capaz de bloquear habilidades de controle e debuff, como o Orbe da Discórdia, o Dardo Tranquilizante, a mina e armadilha do Junkrat, além disso, essa doma criada pelo Winston pode ser colocada em cima da Carga Útil, criando assim uma doma móvel. Um detalhe importante que você deve saber é que a doma não absorve ataque corpo a corpo ou ataques canalizados (Symmetra, Zarya e Winston por exemplo). O Projeto de Barreira deverá ser utilizado em dois momentos cruciais, quanto estiver atacando e se posicionar atrás do time adversário ou quando a coisa ficar feia e você precisar se reposicionar sem receber muito dano, em alguns casos raros você terá que usar o Projetor de Barreira para salvar seus aliados, digo isso visando o tempo de recarga que é de 13 segundo, bem longo, então tenha cautela.winsto-furia-primata

Fúria Primata – Habilidade Suprema
Ao ativar o seu supremo Winston entrará no modo fúria, nesse modo algumas coisas mudarão, vamos lista-las:

  • Só poderá utilizar o Salto a Jato e ataque corpo a corpo, sem o canhão de tesla;
  • Ganha mais 500 de vida;
  • Bônus de movimentação;
  • Tempo de recarga no Salto a Jato cai para 2 segundos;
  • Ao ativa a Fúria Primata Winston recupera TODA VIDA.

Assim, podemos já imaginar o que pode ser feito com a Fúria Primata, como por exemplo se jogar com Salto a Jato sobre seus adversários, usar a barreira, dar muito tano com seu Canhão de Tesla e quanto sua vida estiver acabando puxar aquele supremo e bater em todo mundo. Uma coisa interessante é que enquanto estiver em fúria todos seus ataques corpo a corpo empurrarão os adversários para trás, assim em mapas com queda você poderá jogar todos para fora do mapa.

Prós

  • Movimentação semi-livre, pois o Salto a Jato é perfeito para alcançar oponente bem posicionados ou na backline (atrás do time adversário);
  • Uma boa quantidade de vida para lidar com a maioria dos heróis;
  • Arma simples de acertar, exige pouco do jogador no quesito mira;
  • Projetor de Barreira é uma habilidade bem sólida capaz de anular uma quantidade razoável de dano em área;
  • Fúria Primata ‘funciona como um MEGA Pacote de cura, além de conseguir desmantelar a formação inimiga, ainda quebra algumas torres e sentinelas pelo caminho;

Contras winston_spray_-_mine

  • Não possui disparo de longo alcance, sem seu salto para se aproximar do adversário ele é inviável na trocação;
  • Mesmo tendo uma arma simples, que exige pouca mira, o Winston exige um domínio de posicionamento absurdo, visto que ele é muito grande e fácil de acertar.
  • Tempo de Recarga do Projeto de Barreira muito alto, deve ser usado com muita sabedoria
  • Resistência da sua doma é bem baixa, pois 600 de vida é fácil de atingir quando se tem 6 adversários mirando nela.

Sinergias

Winston consegue ter sinergia com vários heróis, por isso vou focar somente nos que eu considero realmente uma ótima sinergia.

Vou começar falando de uma sinergia que eu chamo de Bomb Jump (Salto Bomba), onde misturamos a Zarya com Winston. Ao se arremessar para cima dos adversários o Winston é muito focado, pois estar a frente do seu time e sem proteção, ai que entra a Zarya, no momento que Winston pousar, ela lança sua Barreira Projetada aumenta sua energia, anula os primeiras habilidades de controle, na sequência Winston usa seu Projeto de Barreira e canhão. Um ótimo combo e sinergia que pode ser repetida várias vezes.

Uma outra sinergia interessante é o Zenyatta, afinal o Winston consegue se jogar no meio do time inimigo e cura-lo é realmente difícil para a Mercy e Lúcio, assim o Zenyatta pode cura-lo tranquilamente de longe e também auxiliar nas mortes utilizando a Orbe da Discórdia.

Por fim, uma outra sinergia que funciona muito bem é a D.Va, obviamente não em todos os mapas (falaremos disso em um guia específico), mas principalmente nos mapas do tipo Controle (King of the Hill), onde ambos os times atacam. Como ambos possuem uma movimentação similar, mas com habilidades secundárias diferentes conseguem se proteger e lidar com suportes/defensivos mais facilmente. Pode considerar essa dupla que tem se mostrado bem forte. reaper-funny

Counters

Winston não é um dos heróis mais difícil de counterar, você deve ter cuidado com ele, principalmente quando um jogador fora da curva estiver utilizando ele, pois poderá causar muito problema.

Para counterar o Winston a primeira pedida será sempre o Reaper, parece sacanagem, mas praticamente foi feito para matar Winstons. O alto poder de fogo a curta distância, consegue facilmente lidar com ele, na pior das hipóteses se tudo der errado, basta usar sua forma fantasma se reposicionar e tentar novamente.

Outra forma de counterar o Winston é utilizando o McCree, definitivamente não é o modo mais simples, porém com disparos a distância ele consegue facilmente acerta-lo, caso o Winston se jogue no McCree basta utilizar o descarregar, clarão e descarregar novamente, isso deve bastar para lidar com ele.

Finalizando, a Pharah deve funcionar muito bem também. Seu alto poder de fogo a distância, seu voo prolongado e seu supremo poderosíssimo ela consegue causar muito dano ao Winston sem entrar em muito perigo.

Dicas Geraiswinston-tracer-funny

  • O seu principal combo será pulo, dano com canhão de Tesla, Projetor de Barreira, mais dano e no final se reposicione com seu salto. Podemos acrescentar sua Suprema, caso seja um bom momento para utiliza-la;
  • Lembre-se sempre de recarregar antes de usar o salto, pois cada segundo sem dar dano no adversário será prejudicial demais;
  • Fique sempre atento ao Tempos de Recarga, principalmente ao do Projetor de Barreira, pular no meio dos inimigos sem a barreira será fatal;
  • Procure sempre eliminar Widowmaker, Zenyatta, Lúcio, Mercy, ou seja todo herói meio papel que joga recuado e faz estrago no seu time;
  • Grave os locais de pacote de cura, assim o seus saltos ganharão ainda mais valor;
  • Conheça as áreas que são possíveis saltar sobre para alcançar a retaguarda do time adversário, isso poderá fazer toda diferença;
  • Priorize o Winston em mapas que possuem quedas, assim empurrar os adversários com seus murros, durante a fúria primata será bem mais efetivo.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!