OVERWATCHWidowmaker – Guia Básico do Herói #16

Oriques "Cooruja" Batistim 25 de agosto de 2016

Salve Salve galerinha, aqui quem fala é o Cooruja! Eu sei, eu sei, demorou um pouco, mas finalmente ela chegou!!!! Hoje vamos falar da assassina perfeita Widowmaker, uma vilã do mais alto nível, capaz de abalar a própria Overwatch. A sua frase “um tiro, uma morte”, acredite, não é em vão!

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya

Divirtam-se!!!

“Evite a força, ataque a fraqueza.” Sun Tzu

WidowmakerA vida da Amélie mudou completamente quando ela se tornou alvo da Talon. Essa organização buscava eliminar seu marido Gérard Lacroix, que liderava uma operação para desmantelar a Talon. Como nunca conseguiam captura-lo, o foco da organização mudou para sua esposa, e assim ela foi sequestrada. A Talon então usou um intenso experimento de reprogramação neural, e assim eles destruíram sua vontade, suprimiram sua personalidade e a reprogramaram como uma agente dormente. Algum tempo depois ela foi encontrada pela Overwatch sem nenhum arranhão. Duas semanas se passaram e ela executou seu “amado” enquanto ele dormia. Após esse evento ela retornou a Talon, onde continuaram a transforma-la em uma perfeita arma viva. Ela recebeu treinamento em artes ocultas e sua fisiologia foi altera, reduzindo seus batimentos cardíacos, o que acabou a deixando azul e fria, além de entorpecer sua capacidade de sentir emoções. Foi então que ela se tornou a Widowmaker, a assassina mais eficaz da Talon, sentindo muito pouco além da satisfação de um trabalho bem feito.

Quais são Habilidades e como usá-las

Widowmaker possuí habilidades bem simples e muito eficientes, é exatamente isso que a torna uma excelente assassina/sniper. No entanto, ela exige muito com suas mecânicas, o que a torna um personagem extremamente difícil de jogar.

Beijo da Viúva – 30/30widowmaker-ha
Sua arma possuí dois modos de disparo, ambos muito bons, no entanto você utilizará 90% do tempo o disparo secundário, pelo menos é o que eu aconselho. No primeiro modo de disparo o Rifle da Widowmaker fica no modo Assalto, o que isso significa? Basicamente que você consegue causar em média 130 de dano por segundo em curta/média distância, com possibilidade de acertar tiros na cabeça para dobrar o dano. Mas, lembre-se que nesse modo cada projétil causará 13 de dano, assim o tiro na cabeça contará o dano do projétil que acertar. Outra coisa legal que você pode reparar é que a mira abre pouco e isso é bom, pois o dano espalha pouco e ficará mais concentrado.

Agora vamos falar do tiro secundário, nesse modo de disparo você será capaz de causar de 13 a 120 de dano, isso vai depender da porcentagem que o potencializador estará no momento do disparo. Para ativar o tiro secundário basta pressionar o botão direito do mouse, então entrará o modo scope, ou seja, o modo de disparo com zoom para facilitar acertar o tiro. Ai você vai reclamar e falar que 120 de dano é pouco, vou te lembrar q esse e o dano da Pharah que diferente da Widowmaker não tem o dano multiplicado por 2.5 quando acerta a cabeça. Isso mesmo, ao acertar a cabeça você dará 300 de dano estando na potencia máxima. Então esse tiro só é realmente eficiente se você acertar a cabeça do adversário. Tente lembrar dessas três coisas, primeiro não pular enquanto estiver no modo scope, pois ele fechará e a potencia volta para 0%, o potencializador demora 1 segundo para ir de 0% a 100% e cada disparo no modo secundário gastará 3 munições.

Arpéu – 12 segundos widowmaker-arpeu
Uma habilidade extremamente fácil de entender, ao pressionar shift você dispara um arpéu (algo parecido com um gancho só que de escalada) em direção ao alvo, nesse caso o alvo precisar ser uma estrutura sólida, como paredes, plataforma, caixas etc. Nada de atirar o arpéu em jogadores, nada vai acontecer! A distância de efeito é de 20 metros, mais que isso ele vai retornar para você, a parte boa que não gastará, ou seja, não vai ativar o tempo de recarga, assim você poderá atira-lo novamente. Uma coisa um pouco mais avançada que você pode fazer é impulsionar com o gancho, é possível mais é difícil e exige um pouco de treino. Mostrarei em um vídeo futuro mais sobre isso.

Mina Venenosa – 15 segundos
Outra habilidade simples, porém muitas vezes mal utilizada. Em um contexto geral ela é muito eficiente e ainda causa dano. Ao pressionar E você ativará a armadilha no local onde está mirando, ou se preferir pode arremessa-la em algum local. O que você não pode esquecer é que essa armadilha é muito mais eficiente como alarma, visto que ao ser destruída ou ativada você saberá que um adversário está se aproximando. Caso ela seja ativada, todos em um raio de 3 metros sofrerão 75 de dano por 5 segundos, ou seja 15 de dano por segundo. Mas lembre-se de tomar cuidado, visto que você poderá tomar o dano da mina caso esteja no raio de efeito, já seus aliados não precisam se preocupar.

widow-infravermelho1Visão Infravermelho – Habilidade Suprema
Essa habilidade é sem duvida uma das habilidades mais fortes do Overwatch. Ao ativa-la o jogador poderá enxergar as silhuetas de todos os adversários através da parede, além disso todos os seus aliados partilharão dessa visão. Em um jogo de FPS é uma grande vantagem pro seu time saber onde está o oponente. Vale lembrar que a Visão Infravermelho pega no mapa inteiro e tem duração de 15.5 segundos.

 Prós

  • Maior dano de tiro na cabeça do jogo, podendo causar 300 de dano;
  • Habilidade de fuga com o Arpéu, além de dar a ela uma movimentação semi-livre;
  • Capacidade de batalhar tanto a curta/media distância, quanto a longa distância;
  • Com sua Mina venenosa ela possui proteção para retaguarda quando esta posicionada, o que facilita não precisar se preocupar com as costas;
  • Sua habilidade suprema favorece todo o time aliado, se bem encaixada pode virar uma partida, além de servir para encontrar aquele portal chato da Symmetra.

Contras widowmaker-cabecudinha

  • Exige demais do jogador, visto que sua eficiência máxima depende de dois fatores dificílimos de dominar, posicionamento e mira. Se não for tiro na cabeça já reduziu em 50% a eficiência da Widow em jogo;
  • Quando está no modo scope (zoom) perde a visão do que tem envolta dela, ficando um pouco vulnerável;
  • Dependente demais do seu Arpéu para estar bem posicionada.
  • Longo Tempo de Recarga das habilidades.

Sinergias

A sinergia da Widowmaker é bem simples, visto que ela é um personagem que joga bem recuada e posicionada de forma mais isolada.

Assim podemos dizer que a Mercy consegue auxilia-la com seu raio potencializado de forma eficiente e acabam formando uma ótima dupla. Além disso a Widowmaker poderá servir de ponto de segurança para Mercy fugir com seu Anjo da Guarda.350px-Zenyatta-portrait

Outra sinergia bem bacana é o Zenyatta, sua Orbe da Discórdia aumentará o dano que o adversário receberá, o que facilita bastante a vida da Widowmaker. Mas o fator principal é que a Orbe revela onde o oponente está, assim fica mais fácil para ser executado.

Além dessas duas sinergias, podemos dizer que o Supremo da Widowmaker poderá auxiliar os outros heróis a encaixarem melhor suas supremas ou até mesmo habilidades normais, por exemplo o Hanzo poderá executar um Golpe do Dragão mais preciso, o Roadhog vai no gancho, Reinhardt já fica preparado para uma investida do time adversário que esta retornando ou até mesmo aquele Junkrat saber onde tacar suas granadas.

Counters

O principal counter hoje da Widowmaker é o Winston, visto que ele possui o salto para alcançar a Widow em suas posições privilegiadas pelo Arpéu, tem muito mais vida que a Widow e ainda por cima uma arma de dano em área. Então, sempre que ver um Winston preocupe-se.

Outro herói que você precisa se preocupar é o Genji, além da sua habilidade de devolução que pode executar a Widow, ele possui movimentação livre e tentará caçar a Widowmaker pelo mapa. Na trocação de curta e média distância certamente ele levará a melhor.

A Tracer e o Reaper podem ser um problema a parte também, um por causa da sua movimentação absurda, fica muito difícil acertar os disparos nela, o outro pela quantidade de dano a curta distância. Ambos possuem a capacidade de se aproximar da Widow sem acusar alarde então fique atento.

Dicas Gerais

  • Nunca fique muito tempo em um único lugar, você será encontrado e focado, assim sempre que seu Arpéu tiver ativo se reposicione, dificulte a vida do seu adversário;
  • Cace o tempo todo os suportes do time widowmaker-beijoda-viuvaadversário, visto que possuem pouca vida, um tiro na cabeça será suficiente, caso erre, atire novamente na sequencia, pois ele estará com pouca vida;
  • Nunca use sua Visão infravermelho quando seu time estiver recuando ou com a maioria abatida, guarde-o para o momento da investida;
  • Sempre coloque sua armadilha atrás de você para proteger sua retaguarda;
  • Priorize os alvos com Orbe da Discórdia, caso tenha um Zenyatta no seu time;
  • Nunca esqueça de recarregar antes de usar seu Supremo;
  • Lembre-se que seu tiro secundário gasta 3 munições por disparo, assim você só terá 10 disparos;
  • Saiba onde estão os pacotes de cura e fique sempre próximo a eles, ou pelo menos na distância do Arpéu, assim você poderá se reposicionar e se curar.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!