OVERWATCHTorbjorn – Guia Básico do Herói #22

Oriques "Cooruja" Batistim 20 de dezembro de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Hoje trago para você o Guia do Torbjron, isso mesmo que você leu. Ué mas precisa? Precisa sim! Muita gente ai que não entende a ideia do personagem e por muitas vezes erra a estratégia ou utiliza alguma de suas habilidades de forma errônea.

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya | Widowmaker | McCree | Winston | Mei | Ana | Bastion |

Divirtam-se!!!

Antes da Crise Ômnica, Torbjorn se destacava no mundo por projetar sistemas de armas incríveis, além disso ele não gostava muito do rumo que as coisas estavam tomando, pois seus empregadores desejavam controlar suas armas usando inteligência computacional interconectada, coisa na qual ele não depositava muita confiança. Obviamente quando a Crise Ômnica chegou a Overwatch não deixaria de aproveitar esse talento a seu favor para enfrentar os ômnicos. No auge da Overwatch, Torbjörn foi o responsavel por toda a tecnologia que envolvia o arsenal da organização. Quando as coisas se apaziguaram Torbjörn continuou sendo um recurso crítico para todas as suas necessidades tecnológicas e sistemas de armas exclusivos. Após a queda da Overwatch, muitas das armas que ele havia projetado foram roubadas e estavam sendo utilizadas para fazer o mal. Se sentindo culpado, Torbjörn decidiu usar seu arsenal pessoal para recuperá-las e proteger os inocentes do mal que causou.

Quais são Habilidades e como usá-las

Torbjörn é um especialista capaz de proteger um local como ninguém. O seu arsenal pessoal possui uma torre que consegue cobrir uma grande área, armaduras para proteger seus aliados concedendo a eles uma pequena e importante vantagem, e por fim sua Pistola de Rebite auxilia no dano. Vamos conhecer mais detalhadamente seu arsenal.

Pistola de Rebite – 18/18
Vamos iniciar conhecendo a arma principal do Torbjörn. A pistola de Rebite possui dois modos de disparo. No primeiro modo, ao pressionar o botão esquerdo ele dispara um único rebite por vez capaz de causar 70 de dano por projétil, podendo dobrar o dano ao atingir a cabeça. Já o disparo secundário no botão direito, Torbjörn dispara uma explosão de rebite a curto alcance, esse disparo consome 3 de munição e pode causar de 60 a 150 de dano dependendo da distância e onde os rebites acertarão. Simples assim.

Martelo de Forja  
Torbjörn possui uma arma secundária, o seu Martelo de Forja, capaz de causar 75 de dano por segundo. Aaaa Cooruja é muito pouco! Então, a função do martelo é de reparar sua torre e não de ser uma miniatura de Reinhardt. Claro que em alguns momentos você poderá utilizá-lo para causar dano, mas não aconselho tanto.

Sucata – Passiva
Essa habilidade ficará gerando sucata o tempo todo, além da geração constante você poderá recolher sucatas espalhadas pelo mapa no local onde um herói tiver sido abatido, seja aliado ou inimigo, isso vale para sua torre level 2 também. O gerador de sucata concede mais ou menos 4 de sucata por segundo, já a sucata coletada será de 15 por coleta, um detalhe importante é que você nunca poderá passar de 200 no limite coletado.

Implemento de Armadura
Ao conseguir 50 de sucata Torbjörn poderá criar um pacote de armadura que protegerá seus aliados com 75 de resistência extra, diferente do escudo, ao ter a armadura atingida por dano ela não irá regenerar, você precisará pegar outro pacote. Esse implemento de Armadura só poderá ser coletado por um aliado ou pelo próprio Torbjörn, eu sei que parece meio óbvio, mas é sempre bom falar. Outra coisa importante de saber é que o implemento não acumula, ou seja, é um pacote só e tá ótimo!
Você deve perceber também que ele é capaz de arremessar o Implemento de Armadura a uma grande distância, então meu querido, spamme muita armadura próximo ao ponto ou a carga.

Construir Torre
Torbjörn é capaz de construir uma Torre para auxiliá-lo em batalha. Essa torre possui 3 níveis distintos de poder, vamos conhecê-los:

Nível 1 – Construída instantaneamente, inicia com 150 de vida e uma arma que causa 28 de dano por segundo, nesse nível ela é facilmente destruída;
Nível 2 – Para chegar nesse nível você precisa bater com o martelo 5 vezes na torre, sem tomar dano, senão ela consertará a torre antes de tentar evolui-la novamente. Mas no geral basta 5 marteladas e você chegará ao nível 2, a torre ficará com dobro de vida (300) e ganhará uma nova arma, ou seja, dobro de dano, chegando a 56 de dano por segundo.
Nível 3 – Nesse nível a torre ficará com 800 de vida e ganhará um lançador de foguetes que causam 110 de dano por segundo. Para chegar nesse nível é necessário ativar sua Habilidade Suprema.

Sem dúvida uma habilidade forte, mas que exige uma boa aplicação estratégica.

Núcleo Fundido – Habilidade Suprema
Ao ativar essa habilidade Torbjörn entra em um estado potencializado o que o torna muito mais poderoso, tanto ele quanto sua torre ganham alguns benefícios.

A torre como já falamos, sai do nível 2 para o 3 instantaneamente, dando mais dano e ficando mais resistente.

O Torbjörn por sua vez ganhará 50% a mais de velocidade de tiro,  construirá suas torres duas vezes mais rápido e ainda recebe 300 de armadura bônus, tudo isso tem uma duração de 12 segundos.

Prós

  • Torbjörn não é tão difícil de jogar, mas extremamente difícil de dominar;
  • Sua torre, quando bem protegida, se torna quase um sétimo jogador, ou meio jogador;
  • O implemento de armadura concedido a todo o time é muito forte, principalmente para os flanqueadores, como Tracer, Genji, Reaper etc.
  • Núcleo Fundido o torna quase um semideus, capaz de causar uma grande quantidade de dano, por muitas vezes os times acabam não avançando ao ouvir a Suprema, ou ainda recuam assim que ela é ativada;
  • Ele ainda pode atirar com sua pistola, afinal a torre não para de funcionar se ele sair de perto;
  • A torre pode ser consertada, dependendo da quantidade de dano recebido ela dura bastante tempo.

Contras

  • A torre é frágil demais no nível 1, já no nível 2 ela fica um pouco mais forte, mas ainda assim fácil de destruir, ainda mais por estar bem vulnerável;
  • Por maior que seja o alcance da torre, ela tem um limite de distância, por muitas vezes basta evitá-la;
  • O implemento de armadura concede uma quantidade boa de resistência, mas ao consumida, o aliado precisa encontrar um novo pacote de armadura, para isso Torbjörn precisa gerar o implemento todo o tempo e estar bem atento;
  • O seu disparo é curvilíneo o que muitas vezes dificulta o acerto.
  • Por fim, ele não possui nenhuma habilidade de fuga.

Sinergias

Torbjörn funciona 200% melhor na defesa, até porque essa é sua role. Enquanto estiver defendendo a sua vantagem gira em torno da proteção feita em cima da sua torre. Por esse motivo, os heróis que puderem ajudar na proteção serão os melhores a se ter por perto.

Os dois primeiros que eu acredito serem muito bem-vindos é a D.Va e o Reinhardt, ambos poderão protege-lo dos disparo de longo alcance. No caso da D.Va ainda poderá vigiar os flancos ou ataca o sniper, já o Reinhardt vai garantir que nada chegue ao Torbjörn.

Um McCree também funcionará muito bem próximo a torre, pois caso alguém se aproxime a torre avisará, deixando o McCree de aviso para conseguir um atordoamento, garantindo o abate junto da Torre e do Torbjörn.

Alguns outros heróis podem funcionar de forma razoável junto do Torbjörn, como por exemplo o Winston, deixando sua doma para proteger a torre, ou o Soldado 76, que garante uma cura extra para o Torbjörn e ainda pode usufruir da mira automática da torre para revelar o alvo.

Counters

Assim como o Bastion, Torbjörn precisa de uma proteção extra para não ser facilmente counterado. Caso ele esteja meio que “sozinho” na partida temos algumas opções bem razoáveis para eliminá-lo.

A primeira opção seria uma Pharah, com seus foguetes ela consegue pulverizar uma torre com dois disparos bem assertivos, caso consiga encaixar uma Explosão Concussiva, ela incapacitará o Torbjörn de reparar a torre.

Com um Widowmaker boa de mira, Torbjörn não será um problema muito grande, lembrando que estamos falando de um Torbjörn sem proteção. Basta acertar primeiro o Torbjörn e em seguida sua torre. Nada que três disparos precisos não resolvam.

Uma outra opção bem razoável para eliminar o Torbjörn seria o Genji, com seu defletir e uma quantidade absurda de dano com as Shurikens, além claro do seu Golpe Veloz, ele poderá eliminar até mesmo os dois de uma só vez.

E para finalizar, temos mais algumas opções que resolvem o problema. Um Reaper se teleportando para um local acima da torre e se jogando nela pode funcionar, uma Ana de longe destruindo a torre com rifle e colocando Torbjörn para dormir e também a recém chegada Sombra hackeando a torre!

Dicas Gerais

  • Guarde sua Habilidade Suprema para quando o time adversário já estiver bem próximo, ou para quando fizerem uma investida para cima da torre;
  • Nunca deixe de criar Implemento de Armadura, sem desculpas, crie o tempo todo;
  • Avise os aliados onde as Armaduras estão sempre que joga-las;
  • Quando estiver próximo ao adversário prefira o disparo secundário, o Martelo é sua última opção;
  • Mude sua Torre de lugar sempre que for reconstruí-la, manter o mesmo local facilitará a vida do adversário. Caso estejam bem focados em destruir sua torre, tente colocá-la em um local bem atípico e depois volte com ela para o local anterior.
  • Se estiver com Núcleo Fundido ativado, lembre que sua martelada ficará com o dobro de velocidade, algumas vezes ao acabar a munição é interessante usá-la para finalizar o dano;
  • Não cuide da sua torre como se ela fosse a coisa mais importante do mundo, você possui uma arma que causa um dano razoável, UTILIZE-A, e construa uma nova torre.

 

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!