OVERWATCHSymmetra – Guia Básico do Herói #07

Oriques "Cooruja" Batistim 5 de junho de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Venho lhes trazer o mais novo Guia Básico do Herói, demorou um pouquinho, mas veio!!!! Hoje vamos falar da Symmetra, uma heroína que já parece vilão, mas acha realmente que esta fazendo algo bom! Antes de começar esse guia leia a introdução do herói ela é muito importante.

Não se esqueça também que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo

Divirtam-se!!!

Poucos sabem, mas a Symmetra é uma grande Arquitécnica da Corporação Vishkar, onde trabalha como Arquiteta Dobradora de Luz. Esse nome foi dado pela própria Vishkar, após a Symmetra aceitar um convite estranho para realizar missões clandestinas que visam defender os interesses da empresa e ajudar no crescimento da corporação. Symmetra se transformou em uma Suporte/Especialista, atuando nas missões com muita estratégia e conhecimento estrutural dos locais. E é ai que começamos…

Quais são Habilidades e como usá-las

Todas, sem exceção, todas as habilidades da Symmetra permeiam seu posicionamento, estratégia e muito conhecimento de mapa, quando digo muito é muito mesmo. Por isso, já adianto que para melhorar sua jogabilidade com ela você terá que estudar muito os mapas, claro, depois desse guia básico, pois você precisa conhecer o básico sobre ela para conseguir algum sucesso. Vamos lá.

Arma da Symmetra Projetor de Fótons – 100

A arma da Symmetra possui dois tipos de disparo: O primeiro é um feixe continuo onde você precisa manter a mira próxima do alvo para que o raio siga o oponente causando dano crescente e variável em três níveis, além disso a distância até perder o alvo é de 5 metros. O segundo disparo é bem diferente do primeiro, nele você precisa energizar o disparo por até 2 segundos e depois lançar uma esfera de energia que causa entre 25 a 125 de dano concentrado diretamente no alvo que for atingido. Por que alvo atingido Cooruja? Simples meu querido, porque a esfera de energia concentrada é muito lenta e dificilmente você acertará um algo em movimento por querer, pois exigiria uma premeditação absurda para acertar visto a velocidade da esfera. Já para alvos estáticos, como torres e sentinelas, é um ótimo tiro. Vale lembrar que o disparo concentrado utiliza entre 1 a 20 de munição dependendo do tempo de carga, então lembre-se de recarregar.

Torre de Sentinela- 6 (simultâneas)

Antes de explicar como você vai utilizá-las, preciso que grave duas coisas importantes. A primeira é que elas são muito frágeis, 1 de vida, a segunda é que você só poderá ter 6 delas simultaneamente. Você começa o jogo com 3, cada vez que gasta uma delas, começa a recarregar uma nova, nunca ficando com mais de 3 prontas para serem utilizadas. O dano dessas sentinelas é um raio que causa 25 de dano a uma distância de até 10 metros, e quando eu digo isso, quero dizer CADA sentinela. Ou seja, entrar em uma sala repleta delas é muito, mas muito ruim para o oponente, desde que você saiba como posicioná-las. Existem lugares que você terá abates garantidos, como por exemplo os locais de Pacotes de Cura, alguém já vai chegar morto, você só vai finalizar. Outra forma de utilizar as sentinelas é como alarme de intruso. Como falei, você precisará estudar muito os mapas e conhecer pontos cegos que dificultarão a vida dos seus oponentes. Para entender melhor o posicionamento veja o vídeo..

Escudo de Fotons – 1 ativação por Aliadosymmetra

Symmetra é a única suporte que não cura, mas pode ceder a todos os aliados 25 de vida extra, em forma de escudo, diferente da armadura, o escudo regenera após um período de 3 segundos sem levar dano, ou seja seus aliados sempre terão esses 25 de vida até morrer. Após serem abatidos, você precisa lembrar de ativar novamente, na interface do jogo é possível ver quantos escudos estão ativos, isso facilita um pouco sua vida. Esse escudo acumula com a armadura concedida pelo Torbjorn e pode ser curada com Pacotes de Cura e curas de outro aliado. Também é preciso que o aliado esteja até 20 metros próximo a você, mais que isso você perde o alvo e não consegue utilizar o escudo.

Teletransportador – 6 cargas

Uma habilidade suprema um tanto quanto diferente. Essa habilidade consiste basicamente em agilizar o retorno do seus aliados para a batalha. Você poderá posicionar um portal em qualquer lugar do mapa, logo que instalar o portal um outro se abrirá na base para que seus aliados utilizem. Esse portal se auto destruirá depois de 6 passagens, ou seja, depois que seus aliados passarem por ele 6 vezes, não importa que seja o mesmo aliado ou aliados diferentes são 6 cargas. O Teletransportador tem 200 de vida, o que é bem razoável e não pode ser congelado. Outra coisa que precisamos falar é que depois de passar pelo portal não poderá voltar. Novamente você precisará conhecer muito bem o mapa para posicionar o teletransportador em um local favorável a seu time e não muito exposto, para que ele não seja destruído facilmente. Um detalhe importante  é que enquanto o teletransportador estiver ativo sua habilidade suprema não recarregará.

Prós

  • Escudo: Ela pode conceder 25 de vida extra para TODOS os aliados, pode não ser cura, mas é uma sobrevida que poderá ser a diferença entre a vida e a morte naquele 1×1;
  • Habilidade Suprema: Mesmo se tratando de uma habilidade não agressiva, o fato de encurtar o caminho, tanto na defesa, quanto no ataque, é uma vantagem competitiva absurda;
  • Proteger os flancos com suas sentinelas, avisando e até eliminando adversários que tentem uma investida pela retaguarda do time.;
  • Ela é boa para lidar com as Torres do Torbjorn e aqueles Bastions “mono postion”, não chega ser 100% eficiente, mas ajuda.
  • Sentinelas aumentam o dano causado ao adversário, afinal você utilizará sua arma e as sentinelas continuarão dando dano.

Contrassymmetra-portrait

  • Disparo secundário muito lento, sem dúvida o mais lento do jogo.
  • Difícil de dominar: a personagem em si é uma das mais simples, mas a parte de posicionamento e estratégia exigirá muito do jogador.
  • Sentinelas extremamente frágeis
  • Symmetra é mais eficaz a curtas distâncias, no entanto tem pouca vida o que pode tornar tudo um pouco mais complicado em algumas situações.

Sinergias

Junkrat é uma ótima pedida para jogar junto da Symmetra, visto que sua armadilha pode prender o adversário junto as suas sentinelas e assim o Junkrat fica com sua Mina Explosiva livre para combar nos oponentes.

Suas sentinelas funciona muito bem com Bastion, visto que ele precisa se posicionar fixo em um local, assim a sentinela cuidará da retaguarda avisando de uma possível aproximação do oponente.

Symmetra trabalha bem com o Genji, Tracer e Reaper, dando ainda mais vida para que eles possam realizar um flanque com maior chance de sucesso no time adversário.

Counters

Os principais counters da Symmetra permeiam heróis que possuem dano em área, o famoso splash damage. Por exemplo, Winston e Pharah podem lidar facilmente com as suas sentinelas, o que atrapalha muito a vida da Symmetra que depende muito delas.

O Reaper é outro ótimo counter da Symmetra, afinal ele possui um dano muito maior a curtas distâncias e sua Forma Fantasma ajuda a passar pelas sentinelas sem tomar dano, facilitando descobrir onde elas estão posicionadas para destruí-las em seguida.

Dicas Geraissymmetra

  • Sério, estude os mapas, quando achar que estudou muito, estude tudo novamente, é essencial dominar as posições de mapa para se tornar um bom jogador de Symmetra;
  • Tente colocar suas sentinelas um pouco espalhada, pois se você juntá-las ficar muito mais fácil para o adversário lidar com elas.
  • Treine um pouco a mira pulando, afinal seu feixe de raio é continuo basta que o adversário esteja próximo da mira, diferente dele que precisa lhe acertar com mais precisão.
  • Procure locais avançados e pouco visado pelo oponente para posicionar bem seus Portais. É muito importante que o seu portal tenha as 6 cargas utilizadas
  • NUNCA, jamais esqueça de colocar seu escudo nos aliados, sem isso você perde metade da sua função e importância no jogo.
  • Busque sempre posicionar pelo menos um sentinela na retaguarda para não ser pego de surpresa ou que seu sniper seja surpreendido. Caso tenha uma Widow coloque a sentinela posicionada em paralelo a mina venenosa para proteger uma área maior na retaguarda.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!
  • Luccas Siguel

    Eu não gostava muito de jogar de Symmetra, mas depois que comecei entender a funcionalidade dela no jogo se tornou um dos meus suportes preferidos, as Sentinelas dela bem posicionadas fazem um baita estrago no time inimigo.