OVERWATCHSombra – Guia Básico do Herói #23

Oriques "Cooruja" Batistim 8 de janeiro de 2017

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Finalmente chegamos ao final da nossa serie Guia do Herói. Nesse último guia vamos falar da Sombra, o último personagem lançado até o momento. Aqui vamos falar das mecânicas, habilidades e tudo que permeia o personagem. Espero que ajude você a melhorar.

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya | Widowmaker | McCree | Winston | Mei | Ana | Bastion | Torbjorn

Divirtam-se!!!

Ninguém sabe a sua identidade verdadeira, somente que ela era uma das várias crianças que ficaram órfãs após a Crise Omnica. Para sobreviver sozinha, ela utilizou seus dons naturais de computação como hacker, logo foi acolhida pela gangue Los Muertos onde auxiliou em uma revolução contra o Governo local. Depois de alguns anos usando suas habilidades, ela estava confiante, um grande erro. Foi nesse momento que ela foi pega desprevenida quando esbarrou em uma rede de conspiração global, que também percebeu sua presença. Com isso, ela foi forçada a sumir, para ter certeza de que nunca a encontrariam, ela apagou todos os rastros da sua existência. Mais tarde, ressurgiu como Sombra, agora melhorada e determinada a descobrir a verdade por trás da conspiração que ela descobriu há algum tempo. Seus ataque agradaram muito algumas organizações, como a Talon, mas não tanto a LumériCo e as Indústrias Volskaya recém atacadas pela hacker. Sombra não está para brincadeira e isso é só o começo.

Quais são Habilidades e como usá-las

Antes de conhecermos melhor suas habilidades é importante saber que a Sombra é um herói ofensivo especialista baseado 100% no ataque surpresa e super dependente das suas habilidades. Quando utilizada de maneira correta ela consegue causar uma grande quantidade de dano e sair ilesa da batalha.

Pistola Automática – 60/60
Muito parecida com uma metralhadora, a pistola da sombra causa de 1 a 8 de dano por projétil, podendo causar 120 de dano por segundo (DPS), ainda existe a possibilidade de acertos na cabeça o que dobraria o dano causado. Um detalhe muito importante sobre a arma da Sombra e a sua abertura, ao disparar os projéteis espalham demais, o que reduz bastante o seu dano, além da queda de dano por distância, por isso ela funcionará melhor no curto alcance, e algumas raras vezes no médio alcance.

Em um cálculo rápido, baseado nos meus teste e nos dados coletados, a pistola da Sombra é capaz de atirar por 3 segundos, ou seja, 120 de DPS vezes 3 é igual 360 de dano, sem contar os projéteis que podem pegar na cabeça. Obviamente não estou incluindo nessa conta projéteis perdidos na abertura da arma, é só um cálculo burro para vocês entenderem a capacidade de dano dela.

Sim eu sei que não é TÃÃÃO incrível assim, mas lembre-se que a Sombra é uma ofensiva especialista, com isso quero dizer que sua eficiência não é baseada somente no dano.

Oportunista – Passiva
Como já falei antes de começar o guia. Sombra é um personagem baseado no ataque surpresa, ou seja, no oportunismo. Por isso essa passiva é tão importante, com ela você poderá ver no mapa a silhueta dos adversários que estiverem com 50% ou menos de vida, independente da onde estiverem no mapa. Assim, você poderá utilizar suas outras habilidades para caçá-los.

Hackear – Tempo de Recarga 12 seg
Essa é a famosa habilidade única do personagem, a identidade do personagem, com o Hackear a Sombra pode impedir que seu adversário utilize qualquer habilidade nos próximos 6 segundos, incluindo habilidade suprema. Além disso, sua barra de vida ficará visível e em cima da cabeça do adversário aparecerá o ícone de Suprema pronta por 20 segundos, caso ele tenha a suprema. Para conseguir hackear sombra precisa manter contato de 1seg entre sua habilidade e o alvo, a parte mais difícil é que você não poderá receber dano, pois isso cancelaria a ativação da habilidade.

Com essa habilidade ainda é possível hackear Pacotes de Cura e torretas, os pacotes de cura ficarão hackeados por 1 minuto e o seu retorno após serem utilizados fica alterado, para os pacotes grandes o retorno é de 3.75 segs e para os pequenos 2.5 segs, importante se atentar que ao hackea-los os adversários não poderão utilizar os pacotes. Já as torres param de funcionar por 10 segundos, lembrando que você não poderá tomar dano da torre enquanto tenta hackea-la.

Um lembrete importante, para que você crie sua estratégia é que o Hackear não atinge passivas dos adversários, como andar na parede, pulo duplo etc, e também não hackeiam as sentinelas da Symmetra.

Camuflagem Termo-óptica – Tempo de Recarga 10 seg
Essa é a habilidade furtiva da Sombra, ao ativar essa habilidade ela ficará invisível por 6 segundos e terá sua velocidade aumentada em 50%, podendo assim realizar emboscadas ou fazer um combo com sua passiva Oportunismo. Vale salientar que ao ficar invisível você não está invulnerável e ao ser atingido você será revelado, isso quer dizer que ativar a Camuflagem durante uma batalha será uma péssima ideia, visto que ela será cancelada.

Um detalhe importante é que o tempo de recarga de 6 segs só começará a contar depois do término da camuflagem.

Agora vou lhe falar os melhores momentos para utilizar a Camuflagem:

  • caçar um adversário sem vida,
  • flanquear suportes mal posicionados ou sem vida,
  • hackear pacotes de cura do lado adversário,
  • fugir de uma batalha que está perdida,
  • voltar para a batalha o quanto antes.

Translocador – Tempo de Recarga 6 seg
Com essa habilidade Sombra é capaz de se deslocar instantaneamente para lugares de difícil acesso ou pontos seguros determinado pelo jogador. Inicialmente você jogará o translocador no local desejado pressionando E, em seguida poderá escolher entre ir imediatamente para o local pressionando E novamente ou aguardar até o final dos 15 seg, após isso você perderá o translocador, fique atento.

Existem alguns detalhes interessantes sobre o Translocador que você precisa saber, o primeiro é que ele não gruda nas paredes, pelo contrário é rebatido. A forma de arremesso do translocador é em arco, isso faz toda diferença e você precisa estar atento na hora de mirar para arremessa-lo. Ao posicionar o translocador fique atento para que o inimigo não o encontre, pois mesmo não podendo destruí-lo ele poderá lhe aguardar para eliminá-lo. E sim, você poderá arremessar o Translocador estando invisível, mas lembre-se que isso mesmo que não o revele, mostrará a sua posição atual. Por fim, o Translocador pode ser ativado no ar, ou seja você pode arremessá-lo para cima e cair atirando ou passar por paredes altas e passagens “secretas”.

PEM – Habilidade Suprema

Muito parecido com o Hack, essa habilidade atinge uma área de 10 metros em 360, desativando todas as habilidades dos adversários nos próximos 6 seg. Da mesma forma que ocorre na habilidade Hackear, as habilidades passivas não serão afetadas, outro detalhe importante é que algumas Habilidades Supremas também não são afetadas pelo PEM, assim como pacotes de curas.

Vamos fazer uma lista do que o PEM desativa e não desativa.

Desativa:

  • Barreiras da Zarya, quebra
  • Escudo de Energia do Reinhardt, quebra

Não desativa:

  • Muralha da Mei, e ainda protegerá quem tiver atrás de ser atingido pelo PEM
  • Escudo concedido pela Symmetra ou natural do Herói (Zenyatta) ainda estarão funcionando
  • Sentinelas e Construções da Symmetra não desativam
  • Não afeta a Aura do Lucio, porém ele não pode alterar entre elas;

Supremas que são afetadas pela Sombra:

  • Tiro Certeiro do McCree
  • Bombardeio da Pharah
  • Desabrochar da Morte do Reaper
  • Cair Matando do Roadhog
  • Barreira de Som do Lúcio

Todas as outras supremas não são afetadas pelo PEM

Prós

  • Translocador funciona tanto para fuga, quanto para reposicionamento estratégico o que é fortíssimo;
  • Única invisibilidade do jogo, capaz de se reposicionar com grande facilidade, visto que ganha um boost de velocidade;
  • Possui uma poderosa arma para curta distância, capaz de causar uma grande quantidade de dano;
  • Único herói capaz de desabilitar todas as habilidades do adversário, tanto com Hack, quanto com o PEM.
  • O PEM é capaz de interromper um engage (avanço adversário) ou virar uma tentativa de defesa a seu favor, afinal ninguém poderá utilizar supremas por 6segs.

Contras

  • Dependente demais das suas habilidades;
  • Tempo de Recarga relativamente alto;
  • Extremamente difícil de jogar e dominar;
  • Hackear pode ser interrompido por qualquer dano ou perda do alvo na mira;
  • PEM só atinge um leque pequeno de Supremas.

Sinergias

Sombra é uma flanqueadora oportunista, é bem complicado colocar uma sinergia que seja 100% efetiva com ela. Mesmo assim vamos tentar colocar ao lado da Sombra os heróis que mais poderiam ajuda-la.

Para começar, no momento atual, a Symmetra seria uma boa pedida, visto que seu 75 de escudo deixariam a Sombra muito mais resistente e com uma maior capacidade de sobrevivência em suas aventuras na retaguarda do time adversário.

No entanto, como poucos estão utilizando a Symmetra, vale pensar em um Lúcio, que poderá aumentar sua velocidade inicial para se deslocar até a retaguarda, assim como garantir uma cura mesmo estando invisível sem revelá-la

Como parceiros ofensivos as melhores escolhas certamente ficariam por conta do Genji e Tracer, pois eles poderiam flanquear juntos, cercando o adversário fazendo uma emboscada bem efetiva. Mas, também seria interessante ter um Soldado 76 a uma média/longa distância chamando a atenção para si, facilitando o ataque surpresa da Sombra

Por fim entre os tanques a Zarya e D.Va seriam as melhores opções para proteger e acompanha-la, Zarya poderia dar aquela barreira amiga e segurar a Sombra viva no seu retorno, já a D.Va poderia se reposicionar com Propulsor e ativar a Matriz de Defesa para Proteger o retorno da Sombra. Sem opções para os Defensivos.

Counters

Counterar a Sombra não é tão difícil quanto parece e talvez seja por isso que ela está um pouco sumida do Meta no momento. Vamos falar dos melhores heróis para countera-la do mais forte para o mais fraco.

Pharah sem dúvida é uma ótima opção, senão for a melhor opção está no top 3 da lista. Com seus mísseis de dano em área poderosíssimos ela é capaz de acertar a Sombra muitas vezes entrando na invisibilidade. Com seu Salto foguete ela ainda consegue perseguir a Sombra disparando mísseis no caminho o que dificulta muito a fuga.

Temos também o Winston, com seu Canhão de Tesla que causa dano em área ele consegue retirar a Sombra da invisibilidade e dificultar bastante a sua fuga, visto que ainda possui o Salto a Jato que causa dano em área e ainda se movimenta rapidamente.

E ainda podemos utilizar alguns não tão eficazes, mas ainda assim de certa forma efetivos contra a Sombra, temos nessa lista a D.Va com seu propulsor e metralhadora infinita e Junkrat com sua mina e armadilha.

Dicas Gerais

  • Surpreenda o seus adversários, essa será sempre sua maior vantagem;
  • Abuse da sua Camuflagem para combar com seu Oportunismo;
  • Sempre use o Hackear nos Pacotes de Cura próximos aos suportes e adversários, isso dará uma grande vantagem a sua equipe;
  • Tente trabalha ativamente com o seu Translocador, para sempre retornar a um local seguro, avançar sem ter como retornar é literalmente suicídio;
  • Ponha o Translocador em cima de um Pacote de Cura Hackeado, isso vai te salvar várias vezes;
  • O translocador pode e deve ser utilizado para flanquear, porém isso vai depender muito do mapa que você está;
  • Em alguns casos você utilizará primeiro a Camuflagem e depois o Translocador para chegar a um local de difícil acesso e surpreender aquela Ana, Widow ou Hanzo bem posicionado.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!