OVERWATCHSoldado 76 – Guia Básico do Herói #12

Oriques "Cooruja" Batistim 16 de julho de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! E eu sei que você tava achando que não tinha guia hoje. Mas, TEM SIM!!! Hoje falaremos do Soldado 76, o antigo líder da Overwatch, um soldado completo, um exercito de um homem só. Vamos compreender como ele funciona para tirarmos o melhor proveito possível no campo de batalha! E como eu sempre digo, leia a introdução, ela sempre vai lhe auxiliar em algo.

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah

Divirtam-se!!!

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar.” Sun Tzu

soldado-76-pequenoEm outros tempos foi um dos maiores soldados da Overwatch, a própria face da organização, Jack Morrison foi o responsável por liderar a Overwatch na vitória contra a Crise Omnica junto de outros heróis. Depois que a Overwatch se desfez Morrison foi dado como morto. Recentemente, ele pode ter reaparecido como um vigilante intitulado de Soldado 76. Depois de roubar alguns equipamentos de uma antiga instalação da Overwatch esse tal vigilante começou a aparece lutando contra algumas organizações criminosas. Os relatos dizem que ele possui uma mira implacável, velocidade sobre humana e é capaz de se curar, e com isso ele tem se transformado no verdadeiro pesadelo para muitos criminosos.

Quais são Habilidades e como usá-las

Soldado 76 é realmente um dos heróis mais completos, suas habilidades permeiam a sobrevivência e a fronte de batalha acima de tudo. Por isso ele é munido de um poderoso Rifle para realizar os abate, uma velocidade absurda para perseguir ou se reposicionar e ainda um cura bem poderosa para mante-lo ativo em batalha. Como eu disse suas habilidades e atitudes o transformam em um verdadeiro líder-combatente, vejamos:

Rifle de Pulso Pesado – 25/25
Será com essa habilidade que você eliminará a maioria do seus adversários, um rifle poderosíssimo, cada projetil desse rifle causa 5-17 de dano, podendo assim chegar a causar 50 -170 de dano por segundo, isso vai depender claramente da distância que você estiver do oponente. Nesse caso não estamos considerando a cabeça, onde o acerto é critico e daria um dano 2x maior. É importante que você saiba que o dano sempre será contabilizado por projétil.

Foguete Helix – Tempo de Recarga 8 seg
No tiro secundário do Soldado temos um mini lançador de foguetes que causa 120 de dano, sem possibilidade de acerto critico. Essa habilidade possui dano em área, podendo causar até 80 de dano em alvos dentro do raio de 2 metros. Assim como os foguetes da Pharah, esse disparo também causará dano a si mesmo, 40 de dano para ser mais preciso, caso você atire contra a parede e/ou em um adversário muito de perto. Além disso, você pode dar pequenos saltos com essa habilidade, mas obviamente você tomará dano. Nesse caso, diferente da Pharah o soldado pode resolver esse problema do “rocket jump” (Pulo com Foguete) com sua próxima habilidade.

Campo Biótico  – Tempo de Recarga 15 seg
Como falamos no começo do guia o Soldado 76 é um combatente completo, quase independente. Com essa habilidade você poderá curar 40 de vida por segundo em area, ou seja esse efeito atinge seus aliados também, e tem duração de 5 segundos, o que dá um total de 200 de vida em area. Sim, ela é realmente uma habildiade muito poderosa e por esse motivo que seu tempo de recarga é alto, 15 segundos. Tente guardar essa habilidade para um combate acirrado ou quando seus aliados tiverem tomando muito dano naquela batalha entre equipes, visto que sua area de efeito é de 8 metros, vai ajudar bastante na resistência da sua equipe.

Corrida – Sem tempo de Recarga
Essa é definitivamente uma das habilidade mais simples do jogo, basta você apertar Shift enquanto anda e o Soldado entrará no modo corrida. O Modo corrida sempre será cancelado quando você executar uma outra ação, ou seja ao utilizar uma habilidade, recarregar e atirar. A corrida pode auxiliar o soldado e pular pequenas distâncias que para outros heróis é mais difícil, além disso com a corrida você poderá se reposicionar mais rapidamente, caçar os adversário ou correr em retirada.

Visor Tático – Habilidade Supremasoldado-76-vistor-tatico
Com essa habilidade, basicamente, você terá uma maior facilidade para acertar os alvos, visto que o raio de acerto da mira fica quase na dela inteira. Você terá 6 segundos para descarregar seu rifle nos adversários sem se preocupar com a mira, obviamente não será possível dar tiros na cabeça, o disparos acertam automaticamente o corpo do adversário. Tente não se esquecer que a distância que você estará dos alvos no momento que usar sua habilidade suprema influenciará no dano. Uma outra coisa importante de saber é que enquanto estiver com o Visor Tático ativado seu tempo de recarga do Rifle diminui em 50%, então você deve conseguir descarregar seu cartucho de munição duas vezes. Vale lembrar que durante o uso da habilidade suprema você poderá disparar os Foguetes Hélix, mas ele não terá ajuda da mira automática.

Prós

  • A possibilidade de curar a si mesmo e a seus aliados em uma área razoável, dando uma ótima sobrevida em combate;
  • O seu Rifle transforma o soldado em um ótimo herói para batalha de médio alcance e razoável para curta distância;
  • Com a corrida ele pode se deslocar rapidamente pelo mapa podendo flanquear, se reposicionar e até mesmo fugir com um pouco mais de facilidade que os demais heróis;
  • Sua habilidade suprema é uma das mais fáceis de se aplicar no jogo, porém requer alguma noção, tanto de posicionamento, quanto do uso do visor tático;
  • Ele possui um ótimo finalizador, sempre estiver próximo de matar um adversário e a munição tiver acabando lembre-se do Foguetes Hélix.

o-verdadeiro-soldado-76-1996

Contras

  • Em longas distância sua eficacia reduz drasticamente, visto que a mira abre muito e o dano cai demais;
  • Não é possível realizar nenhuma outra função enquanto estiver em uma corrida.
  • Sua habilidade suprema mira em multiplos alvos, dificultando a eliminação de algum caso tenha algum tanque na sua mira, visto que você só tem 25 de munição para tantos alvos, mesmo recarregando duas vezes não daria para matar um tanque com a vida completa e outros adversários.
  • Foguete Helix exige um pouco de premeditação de movimento, visto que ele é um disparo um pouco mais lento;
  • Os tempos de recarga do Soldado podem ser um fator complicador se não for utilizado com sabedoria;

Sinergias

lucio-225pxSoldado é um herói bem completo, uma de suas falas não me deixa mentir, “Sou um exercito de um homem só”. Obviamente estamos falando de um jogo de combate entre equipes, e um herói sozinho não conseguirá resolver tudo sozinho. Vamos conhecer suas melhores sinergias.

Podemos começar om o Lúcio, que pode acompanhar a movimentação do Soldado, auxiliar na cura e ajuda-lo com um pouco de dano. Além disso, a Habilidade Suprema do Lúcio (Barreira de Som) ajudará o Soldado a resistir a mais dano, podendo assim utilizar o Visor Tático até o final.

Symmetra é uma boa pedida, pois vai  aumentar a resistência do Soldado, que com seu Campo Biótico poderá regenerar os 25 de escudo extra cedido por ela. O Torbjorn também pode aumentar a sua resistência, o que ajudará o Soldado a ficar mais tempo em batalha, mas não tão bem como a Symmetra.

Reinhardt é uma ótima pedida para o Soldado, pois seu escudo o protegerá a médio e longo alcance, deixando o Soldado tranquilo para trocação, além disso a Habilidade Suprema do Reinhardt desabilita os adversários, o que facilita bastante na hora de abate-los com o Visor tático, Foguetes Hélix ou o próprio Rifle.

Counters

Um dos seu maiores problemas será o Roadhog, visto que tamanha resistência a dano e o seu puxão dificultarão que você o abata, basta um puxão bem encaixado e você já era.

bastion_xBastion também poderá ser um grande problema para o Soldado, pois caso entre na linha de visão do Bastion dificilmente sairá com vida, e numa trocação mesmo com Bastion na configuração reconhecimento será difícil, visto que o Bastion possui mais resistência por causa da sua armadura.

Um outro herói que dificultará sua vida é o Genji, com a mobilidade dele, somada a alta quantidade de dano e ao desviar o Soldado não conseguirá responder a tudo, e na pior das hipóteses o Genji recuará e voltará em seguida. Tente a trocação de longe contra o Genji, assim você terá um pouco mais de chance e não esqueça de observar se o Desviar está ativo antes de usar aquele Hélix maroto.

Certamente você já percebeu que o Soldado 76 não é um matador de tanque, como o Reaper, por isso não fique muito próximo do Reinhardt adversário, além de ter um escudo poderoso, as habilidades de dano do Reinhardt o eliminarão com certa facilidade. Ainda por cima a sua habilidade de fuga (Corrida) não o fará desviar da investida que virá lhe perseguindo.

soldado76-removido

Dicas Gerais

  • Note que quanto mais você segurar o o disparo com o Rifle de Pulso, mais aberta sua mira ficará e muito mais imprecisa. Por isso, pode ser um pouco mais eficaz disparar de fora cadenciada com pequenas sequencias controladas contra adversários mais distantes;
  • Ao ativar o Visor Tático seu rifle recarrega automaticamente. Então, não há necessidade de recarregar antes de usá-lo, assim tire vantagem disso, descarregue seu Rifle em seguida ative o Visor Tático;
  • Quando um Genji ativar o seu Desviar atire os Foguetes Hélix no seus pés, pois o dano da explosão causará dano e não poderá ser desviado;
  • Mesmo com o Visor Tático ativado, você só poderá acertar um alvo por vez, assim certifique-se de concentrar sua mira em alvos mais fracos. Tente fugir dos Tanques, pois você gastará tudo e não o matará;
  • Soldado é uma ótima opção para lidar com a Pharah, sempre que puder pense nisso e ajude seu time;
  • Quando for utilizar o Campo Biótico procure um local para se proteger, de preferência atrás da  linha de defesa do time ou atrás de uma paredes;
  • Fique de olho no seus aliados, o Campo Biótico não cura só você, não seja egoísta;
  • Nunca se esqueça que mesmo com Visor Tático ativado, quando usar corrida você não será capaz de atirar.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!