OVERWATCHPharah – Guia Básico do Herói #11

Oriques "Cooruja" Batistim 9 de julho de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Como de costume, nesse sábado trago para você o nosso mais novo Guia Básico. Você já deve ter visto no titulo, então sem muitas surpresas vamos falar da Pharah, a Emissária do Caos no Overwatch, a destruidora, a exímia piloto, uma guerrilheira sem igual que mata geral! E como eu sempre digo, leia a introdução, ela sempre vai lhe auxiliar em algo.

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy

Divirtam-se!!!

“Um exército prefere o terreno elevado e evita um terreno baixo…” Sun Tzu

PharahVinda de uma linhagem de grandes Soldados Combatentes, não poderíamos esperar nada diferente da Pharah, assim como sua mãe ela se tornou uma combatente exemplar com uma incrível predisposição a liderança, se a Overwatch não tivesse se dissolvido certamente ela faria parte da força de paz, mas infelizmente após servir ao exercito a Overwatch não existia mais. Então, ela acabou entrando para Helix Segurança Internacional para continuar de certa forma a servir, e foi nessa empresa que ela recebeu a Raptora Mark V, uma armadura de batalha incrível que a transformou na Pharah. Agora com todo esse poder de fogo e mobilidade a velha chama no seu peito reacendeu e lá no fundo do seu coração ela guarda secretamente uma vontade imensa de poder lutar pelo bem e fazer a diferença em escala global.

Quais são Habilidades e como usá-las

Pharah é um dos poucos personagens do Overwatch que possuem movimentação livre, isso quer dizer que você pode se mover para qualquer direção e alcançar pontos de difícil acesso para a maioria dos outros heróis. Para dominar a Pharah e alcançarmos a o sucesso no campo de batalha, teremos de  abusar dessa movimentação livre em conjunto com suas outras habilidades, vamos conhece-las melhor:

Lançador de Foguetes – 6/6
Com esse lançador a Pharah é capaz de disparar um foguete por segundo que causa 120 de dano ao alvo e caso algum outro adversário esteja num raio de 3 metros do ponto de impacto sofrerá até 80 de dano, isso vai variar de acordo com a distância que o adversário estava do centro da explosão. Essa explosão também pode dar um leve empurrão no adversário, nada muito incrível, mas dá. Você deve ter percebido que o disparo dela leva alguns segundos para chegar no adversário, isso vai força-lo a ter uma premeditação do movimento do oponente, caso ele não esteja parado.Outra coisa interessante é que o foguete nunca acertará um tiro na cabeça, ou seja ele não tem o multiplicador x2 do famoso Headshot.

Salto Foguete  – Tempo de Recarga 10 segpharah-chi
Basta apertar o Shift Esquerdo e você será lançado em direção ao céu. Simples, não? Essa habilidade, somada a próxima habilidade, é o que proporciona a Pharah a tal movimentação livre, com ela você poderá chegar a praticamente qualquer lugar do mapa. No entanto, você precisará de cautela ao utilizar essa habilidade, pois ao saltar você estará se expondo demais, o que pode ser ruim caso o time adversário esteja esperando você aparecer no céu. Também não se esqueça que o Tempo de Recarga é um pouquinho alto e você acabará ficando no chão um tempo, então busque pousar em um local vantajoso e seguro.

Suspensão a Jato – Tempo de recarga completo 2 seg
Depois de usar o Salto Foguete você terá que se manter no ar, para isso basta manter pressionado o Espaço ou BDMouse. Dessa forma a Suspensão a Jato manterá você pairando no ar por 2 segundos, caso continue segurando o botão após acabar o combustível da suspensão você cairá de vagar. Se quiser cair mais rápido, basta soltar o botão e a suspensão será desativada, assim que for desativada ela recarregará em 2 segundos. A decisão entre cair devagar e rapidamente dependerá sempre do momento da batalha, as vezes e vantajoso cair lentamente para poder causar mais dano com seus foguetes, outras vezes você precisará cair rápido para não tomar muito dano do oponente.

Explosão Concussiva – Tempo de Recarga 12 seg
Um disparo que não causa dano, bom em! Sim muito bom, esse disparo tem como função empurrar o adversário em até 8 metros do ponto de impacto, assim você conseguirá desmontar a formação da equipe adversária, atrapalhar o avanço acelerado de alguma composição do oponente e até mesmo derrubar adversários em um precipício. Com esse tiro concussivo você também poderá se mover, basta se aproximar bem de uma parede e disparar nela, assim a Explosão Concusssiva lhe impulsionará para trás a uma distância aceitável. Use isso para se reposicionar e/ou evitar sua própria morte em queda livre em locais que não tem chão. Vale lembrar que o raio de impacto dessa habilidade é de 8 metros, isso servirá para você ter uma ideia da distância do tiro em relação ao alvo para empurra-lo.

Bombardeio – Habilidade Supremapharah-bombardeio
Sem dúvida uma das habilidades que mais causa dano no jogo, estamos falando de meros 3600 de dano em área. Ao habilitar o Bombardeio, a Pharah se fixará na posição em que a habilidade foi ativada e lançará 100 mini-foguetes, que infligem 36 de dano cada, na direção em que você estiver apontando, uma média de 1200 de dano por segundo com duração máxima de 3 segundos. Não se esqueça que você estará vulnerável nesse momento, então tente usar com cautela e muita estratégia para não morrer nos primeiros foguetes. Perceba também que o Bombardeio espalha demais, tome cuidado para não dispersar muito dano atoa, concentre-se.

Prós

  • Movimentação livre: Esse fator dá a Pharah uma grande vantagem, pois poderá passar por locais e alcançar lugares que praticamente nenhum outro herói consegue;
  • Explosão Concussiva: Empurra os adversário, dificulta a movimentação do oponente e ainda pode ser utilizada para reposicionamento da própria Pharah;
  • Posição em Terreno Superior: Com seu salto a Pharah pode se posicionar acima do adversário o que lhe dará vantagem na batalha;
  • Bombardeio: O dano causado por essa habilidade é capaz de eliminar o escudo do Reinhardt inteiro e ainda sobre 1600 para mata-lo. Não tem mais o que falar né?
  • As habilidades da Pharah são fáceis de entender, é sem duvida um dos heróis mais amigáveis para começar no Overwatch.

Contras

  • A Suspensão a Jato lhe deixa por um tempo numa posição exposta, o que pode ser ruim em alguns momentos;
  • Mesmo sendo fácil de jogar, os disparos da Pharah dificultam a vida do jogador quando do outro lado temos jogadores com mais experiência que se movimentam bem;
  • Bombardeio trava a posição da Pharah o que facilita um pouco para oponente abate-la;
  • Exige um pouco mais de mira, pois você terá que prever o movimento do oponente.

Sinergiasmercy-pharah-juntinhas

Como falamos no guia anterior, a Mercy é uma Sinergia clássica perfeita, afinal ela poderá acompanhar a Pharah em seus voos, podendo, além de cura-la, maximizar seu dano em 30% o que a torna capaz de matar um herói de 150 de vida com um único tiro. Claro que isso deixará ambas expostas demais, é necessário tomar muito cuidado com os voos.

Zenyatta também trabalhará bem com a Pharah, visto que ela estará voando e facilitará muito recolocar a Orbe da Harmonia todo o tempo, fora a cura o Zenyatta poderá usar sua Orbe da Discórdia para aumentar em 50% o dano recebido pela Pharah e ainda revelará onde o adversário está, facilitando um pouco na hora de acertar os foguetes.

Como o famoso Arroz de festa, temos a Zarya que combina com quase todos os heróis, sua habilidade suprema poderá concentrar os adversários para que o Bombardeio da Pharah seja mais eficaz.

Counters

Alguns heróis podem lidar com a Pharah com certa facilidade, mas nenhum poderá faze-lo tão bem quanto o Soldado 76, visto que ele pode se movimentar rapidamente, se curar e ainda possui um Rifle de Assalto poderoso para abater a Pharah.

Dependendo da situação e do mapa, em uma ordem de pior para melhor, podemos dizer que  Bastion, Genji, e até mesmo um Roadhog poderão atrapalhar a vida da Pharah. Também tenha muito cuidado com uma Widowmaker, caso ela te pegue de surpresa, bastará um tiro para que você seja eliminado.

Então, lembre-se, para resolver o problema Pharah, prefira um Soldado 76.

pharah-visao-de-cima

Dicas Gerais 

  • Treine bastante movimentação com Salto a Jato, veja as melhores áreas para pousar ou se esgueirar, assim você terá alguma vantagem surpreendendo o adversário;
  • Uma das coisas mais difíceis de se fazer com a Pharah é conseguir ter um premeditação do movimento do adversário, isso exigirá muito treino e dedicação, mas é possível;
  • Você precisará conhecer melhor a habilidade Explosão concussiva, pois ela lhe auxiliará em uma movimentação extra, assim como derrubar e/ou se afastar de um oponente;
  • Nunca se esqueça que o Bombardeio dispersa e requer alguns segundos para os mini-foguetes chegarem até o alvo, assim quando mais longe do alvo ou dos alvos você estiver pior. Tente se posicionar atrás dos adversário, o fator surpresa lhe dará enorme vantagem;
  • Se esforce para sempre ficar em terreno superior, assim você poderá atirar para baixo, o que facilitará o acerto direto e do dano em área causado pelo foguete.
  • Jamais, nunca, se esqueça que os foguetes, tanto do disparo principal, quanto do bombardeio, lhe causam dano, caso você use isso em uma parede ou muito colado em um oponente, você provavelmente morrer junto.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!