OVERWATCHMercy – Guia Básico do Herói #10

Oriques "Cooruja" Batistim 2 de julho de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Nesse primeiro sábado de Julho trago para você o nosso mais novo Guia Básico. Como você já viu no titulo, vamos falar da Mercy, o Anjo do Overwatch, a salvadora, a fantástica Dr. Angela, uma médica absurdona que salva todo mundo!! E como eu sempre digo, leia a introdução, ela sempre vai lhe auxiliar em algo.

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji

Divirtam-se!!!

“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” Sun Tzu

 

mercyNão existe um suporte mais suporte que a Dra. Angela, uma médica capaz de operar verdadeiros milagres em alguns casos. Mas, não pense que esses milagres são divinos, tudo é mérito de sua eximia habilidade e da sua nanotecnologia aplicada a medicina. A Mercy se destacou tanto que a Overwatch a convocou para atuar no campo de batalha e manter seus aliados inteiros, vivos e em alguns casos traze-los de volta a vida. Afinal, com a tecnologia e verba da Overwatch somados ao seus conhecimentos foi possível criar um Ciborgue perfeito e que você certamente já conhece. Por essas e outra que a Mercy é uma incrível suporte focada plenamente na cura!

Quais são Habilidades e como usá-las

Para compreender melhor as habilidades dessa suporte passiva, precisamos antes entender que o seu foco é a cura (e potencialização de dano), suas habilidades primam pela sobrevivência dela própria e do seu time. Só pense em pegar suas pistolas se tudo der errado, quando digo tudo é tudo mesmo. Lembre-se sua equipe antes de você… devoção sera sua palavra-chave. Agora vamos as habilidades:

Bastão de Caduceu – mercy-cute
O bastão é a principal habilidade da Mercy, com esse bastão você realizará a cura e a potencialização do dano dos seus aliados. O bastão possui dois feixes de raio, um azul para potencializar em 30% o dano que o aliado causará no adversário, para isso basta mirar no aliado e pressionar o botão direito do mouse. E um outro feixe amarelo para curar seus aliados em 50 pontos de vida por segundo, basta usar o botão esquerdo. Vale lembrar que os raios não funcionam simultaneamente e precisam ficar ativos no alvo para funcionar. Outra coisa importante é a distância máxima de 15 metros, saindo dessa distância o vinculo se quebrará.

Desintegrador de Caduceu – 20/20
A pistola da Mercy é muito poderosa, não se deixe enganar. Essa pistola causa 20 de dano por disparo, podendo causar 100 de dano em 1 segundo, caso acerte todos os disparos, para você ter uma ideia ela dá mais dano que a Arma de Luz da D.Va (14 de dano por disparo). Mas, não se deixe levar por isso, use somente em casos extremo, a cura é seu fator principal.

Descenso Angelical – Passiva
É uma passiva bem simples de entender, ela basicamente vai te conceder uma cura de 25 vida a cada segundo, que ativará após você ficar 3 segundos sem receber dano. Além de curar, essa passiva ajudará nas quedas, ou seja, você cairá de vagar, como se planasse em direção ao chão, para isso basta segurar Espaço. Não ache que isso é ridículo e não ajudará muito, pois essa habilidade lhe manterá no alto varias vezes, o que facilita na hora de encontrar um outro aliado para usar sua próxima habilidade.

Anjo da Guarda – 2 segs Tempo de Recargamercy-spray-cute
Essa habilidade é responsável somente por toda a mobilidade da Mercy, com o anjo da guarda você poderá se deslocar até 30 metros, para isso basta mirar em um aliado e pressionar o Shift Esquerdo. Simples assim! Dois pontos importantes dessa habilidade são: Primeiro você se moverá par ao local onde aquele aliado estava no momento em que ativou o anjo da guarda, segundo que você poderá se mover até mesmo para um aliado abatido, ou seja morto. Caso você se arrependa do voo, basta apertar shift novamente para cancelar a ida até o local escolhido.

Ressurreição – Habilidade Suprema
Uma habilidade simples, porém extremamente forte se bem utilizada. Sabe aquelas habilidades vira jogo? Eis que vos apresento a Ressurreição da Mercy. Em apenas 1 segundo após ativada, todos os aliados abatidos em combate são trazidos de volta e com a vida completa. Mas, não se esqueça que é preciso estar a 15 metros de distância do aliado abatido para traze-lo de volta a vida, por varias vezes você terá que se sacrificar se jogando com Anjo da Guarda mais próximo dos aliados para então ressuscita-los.

Prósmercy-portrait

  • Curar a si mesma: Esse pró é muito bom, visto que a Mercy não precisará recuar em atrás de um pacote de cura em momento algum, basta ficar sem tomar dano por 6 segundos e ela estará nova em folha;
  • A Ressurreição sofreu muitos ajustes no beta fechado e aberto saindo de 40 metros (muito roubado) para os 15 metros de hoje, e parece que finalmente ficou uma habilidade equilibrada. No entanto, assuma que a Ressurreição sempre será um problema para o oponente resolver, afinal com sua habilidade suprema a Mercy consegue anular varias habilidades supremas do time adversário. Além disso ela consegue recarregar muito rápido a sua habilidade suprema;
  • Mercy tem a maior cura do jogo, o que faz toda diferença na hora daquela batalha entre equipes.
  • Herói simples de se jogar e é considerado por muitos fácil de dominar.
  • Por fim, ela é a única capaz de potencializar o dano de um aliado, o que faz uma Widowmaker, Pharah, Junkrat, Hanzo e outros heróis incomodarem muito ou atrapalhar demais o avanço do time adversário.

Contras

  • Assim como os outros suportes, a Mercy não consegue lidar sozinha contra a maioria dos outros heróis, o que a torna fácil de ser counteravel, ficando dependente demais da proteção do seu time.
  • Por varias vezes você terá que se sacrificar para ajudar seu time, causando sua própria morte, visto que sua habilidade tem uma distância limite de 15m para ressucita-los.
  • Mesmo com Anjo da Guarda para fazer uma movimentação rápida, em alguns momentos você ficará muito exposto e será sem duvida o foco dos heróis ofensivos. Use com cautela sua habilidade Anjo Guardião.
  • O Potencializar da Mercy não funciona em habilidades supremas como do Junkrat, onde o pneu não é considerado disparo/projétil e sim um corpo.

Sinergias

Esse ponto é complicado de detalhar quando falamos da Mercy, afinal a função máxima dela é curar, curar e curar, mas não podemos esquecer de dois pontos importantíssimos: Primeiro, a sua cura é a mais poderosa do jogo e em segundo, o potencializar dela é extremamente forte.

Se tratando de cura, a sinergia pode tornar o Roadhog em um verdadeiro Tanque de Carne, pois além de possuir muita vida, também pode se curar, diferente do Reinhardt que usa seu escudo antes de tomar o dano direto. Ainda na Role tanque, tempos a Zarya que funciona muito bem e ainda pode proteger a Mercy de algum dano pesado, garantido a sua fuga com Anjo Guardião. Além desses dois, todo herói com a cura direta da Mercy terá vantagem na hora daquela trocação.Pharah

Agora quando falamos do potencializar, podemos olhar com mais carinho para heróis como Bastion, Hanzo, Widowmaker, Genji (principalmente na Habilidade Suprema dele), McCree, Junkrat e assim por diante, você entendeu tenho certeza.

Não menos importante, temos uma sinergia clássica que parece muito forte e é, estou falando da Pharah. Imagino que você já estava se perguntando sobre ela. Sim é sem duvida uma das sinergias mais clássicas do jogo. Mas, não se engane esse combo é difícil de fazer e ainda mais difícil de se manter, pois ambas ficam muito expostas e suscetíveis a serem abatidas.

Counters

A Mercy não consegue lidar com praticamente nenhum herói sozinha, principalmente os que virão atrás dela, como por exemplo uma Tracer ou um Genji.

Um counter direto para resolver o problema “Mercy” seria a Widowmaker ou o Hanzo que podem fazer o serviço de longa distância em uma situação mais comoda, único problema que eles podem vir a ter seria o Reinhardt com seu escudo.

Dicas Gerais mercy-rosto

♦ Saiba onde está todos os seus aliados a todo momento, afinal você poderá ver a barra de vida deles e a sua caveira quando morto. Isso facilitará na hora de usar o seu Anjo da Guarda;
♦ O aumento do potencializador se da no projétil mesmo que ele já tenha saído da arma do atirado. Ou seja aquelas granadas do Junkrat e Misseis da Pharah ainda podem sofrer alteração no dano;
♦ Em batalhas contra times mais organizados ou mais experientes no competitivo e ranqueado, a Mercy sempre será uma das personagens, senão a personagem, mais focadas do seu time. Para evitar a morte, use e abuse da sua habilidade Anjo da Guarda, uma vez que seu tempo de recarga é baixo (apenas 2 segundos);
♦ Posicionamento é a competência mais importante para se jogar de Mercy, pois de nada adianta uma Mercy no time se ela está sempre morta. Assim, a forma mais efetiva de ficar viva durante a batalha é se posicionar atrás de seus aliados, proporcionando a cura e dano sem correr maiores riscos;
♦ Ainda que a ressurreição seja a habilidade suprema que carrega mais rápido em todo o jogo, é necessário usa-la com sabedoria. Seu efeito pode mudar toda uma batalha entre equipes favorecendo seu time caso encaixe corretamente. Enquanto muitos tentam alcançar a tão sonhada ressurreição de todos os 5 aliados, algumas vezes basta ressuscitar apenas um ou dois jogadores chaves do seu time para fazer uma grande diferença no jogo. Não existe uma formula secreta para usar a Habilidade Suprema, é percepção e analise da situação;
♦ Geralmente, busque manter os personagens que dão a maior quantidade de dano vivos por mais tempo, uma vez que estes são os que na maioria das vezes possuem a menor resistência/vida e, por isso, são suscetíveis a morrerem mais rapido do que os tanques

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!