OVERWATCHMei – Guia Básico do Herói #19

Oriques "Cooruja" Batistim 15 de outubro de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! E eu gostaria de chegar falando que estamos na reta final! Isso mesmo, faltam poucos guias antes de encerrarmos a série de Guias do Herois. Hoje vamos falar da Mei, conheceremos cada habilidade e detalhes da heroina mais sofre bullying na comunidade.

Peço também que se você puder me ajude a divulgar o canal e participe do sorteio que estou fazendo de um Overwatch Origins!

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya | Widowmaker | McCree | Winston |

Divirtam-se!!!

“O Inverno está chegando.” Ned Stark

mei-portraitNo auge da Overwatch, Mei se destacava como uma climatologista sem igual, sua missão era entender os fenômenos climatológicos que estavam afetando a vida no planeta e, por mais  incrível que pareça, ela estava perto de desvendar esse mistério. Mas, foi então que um desastre aconteceu. Enquanto trabalhava no Observatório: Antártica, um dos vários que a Overwatch possuía espalhado pelo mundo, uma tempestade polar catastrófica soterrou a instalação e a isolou do mundo exterior. Presa ali, sem alimento para esperar pelo socorro que nunca chegaria, Mei se colocou em hibernação, assim como outros cientistas que haviam ficado presos com ela. Vários anos depois, em uma escavação dos destroços, a câmera criogênica foi encontrada, mas somente a Mei estava com vida. O mundo havia mudado, Overwatch não existia mais e suas pesquisas se foram, só que ela não desistiria ali. Equipada com uma versão portátil de sua tecnologia de manipulação climática ela seguiu com o plano, encontraria uma forma de ajudar o mundo e seu sistema climático caótico.

Quais são Habilidades e como usá-las

Mei possui habilidades muito específicas e pontuais, muitas vezes acabam até sendo utilizadas de forma errada. Para utilizar e entender bem as habilidades dela, perceba que elas servirão sempre, sem exceção, para controlar uma área, seja protegendo algo do avanço do oponente ou quebrando a formação do time adversário. Com isso em mente vamos conhecer melhor as habilidades:

Aniquilador Endotérmico – 200
mei-habilidade0Disparo Primário: Com o botão esquerdo do mouse a Mei dispara um Spray de gelo que causa 45 de DPS e chega a uma distância de 10 metros. Ao atingir o adversário ele ficará lento e caso acerte por mais de 2 segundos ele será congelado por 1.5 segundos, tempo mais que suficiente para acertar o seu Disparo Secundário.
Disparo Secundário: Esse disparo executado com botão direito consome 25 da sua munição em um único disparo, causando 22 ou 75 de dano, podendo duplicar caso acerte a cabeça. No entanto lembre-se que ele precisa de 1.5 segundos para carregar.

Com seu disparo primário tente fazer movimento circulares aleatórios no adversário, dificultará para que ele te acerte e facilitará um pouco congela-lo. Caso congele o adversário dispare um projétil de gelo nele rapidamente (na cabeça por favor). Lembre-se que em longas distância seu dano é um pouco menor, mas ainda assim incomoda bastante, principalmente aqueles jogadores que se movimentam pouco ou fazem o mesmo movimento repetidamente.

mei_spray_-_readingCongelamento Criogênico – Tempo de Recarga 12 seg
Essa habilidade sem dúvida é uma das mais poderosas do jogo. Com o Congelamento Criogênico a Mei ficará por 4 segundo invulnerável a TUDO, até mesmo a cura dos aliados. No entanto, ao ativar essa habilidade Mei não poderá se mexer até que saia do congelamento e enquanto estiver congelada poderá curar até 150 de vida nos 4 segundos que a habilidade fica ativa, vale lembrar que a habilidade pode ser desativada a qualquer momento. Com essa habilidade a Mei pode anular várias supremas, como por exemplo, Abalo terrestre, Bombardeio, Desabrochar da Morte, Autodestruir e várias outras.

Muralha de Gelo – Tempo de Recarga 10 seg mei_spray_-_walled
Uma parede fortíssima capaz de anular várias outras habilidades e supremas, basta que você construa a muralha entre você e seu adversário, só tome cuidado cuidado, pois ela bloqueia também seus aliados. A muralha pode ser construidas em dois sentidos, para alternar entre eles basta pressionar a tecla E outra vez e o sentido dela mudará, em seguida clique com botão esquerdo e coloque a muralha onde deseja, desde que não ultrapasse a distância de 35 metros, lembre-se de tomar cuidado para não pressionar o E após colocar a muralha, pois ela quebrará. Também é muito interessante que você saiba os atributos dela, a muralha é composta por 5 pilares com 500 de vida, que juntos preenchem uma área de 8 metros e duram 4.5 segundos. Alguns detalhes que não devem ser esquecidos, anote-os:

  • Ela não para uma carga-útil, será destruída;
  • Se colocada embaixo de um jogador ele ficará em cima da muralha (aliados também);
  • Caso use em cima de uma torre ela ficara inativa enquanto a muralha durar;
  • O tempo de recarga começará assim que você construir a muralha;
  • Muralhas não se acumulam.

Nevasca – Habilidade Supremamei_spray_-_dizzy
Atualmente essa habilidade é uma das melhores no quesito controle de área. Com ela você conseguirá controlar por 5 segundos um raio de 10 metros independente de paredes e barreiras. Qualquer adversário que permanecer nessa área receberá lentidão e caso fique por mais de 3.5 segundos será congelado e receberá 19 de dano por segundo, podendo receber um total de 97 dano.

Não tem muito mistério ao usar Nevasca, ela é uma habilidade relativamente simples. O que lhe transformará em um jogador de Mei melhor é conhecer os principais pontos de controle dos mapas. Eu venho tratando destes pontos nos meus guias de mapas, aquele que iniciei semana passada. Nele você vai entender melhor sobre posicionamento, áreas de confronto e pontos de controle.

Prós

  • Congelamento Criogênico: Basicamente por deixá-la imune a qualquer coisa!
  • Controle de Área: Com a Muralha de Gelo e sua Nevasca Mei consegue quebrar a formação do oponente, deter o avanço da equipe adversária e ainda proteger seus aliados de outras habilidades supremas;
  • Combo de execução: Com seu spray do disparo primário e o projétil de gelo do secundário, ela consegue finalizar uma grande quantidade de heróis no confronto de curta distância;
  • Mesmo a longas distâncias Mei consegue atrapalhar o avanço do time adversário, visto que seu disparo secundário causa uma quantidade decente de dano;
  • Habilidade Suprema fácil de usar.

Contras mei-run

  • Tempos de Recarga relativamente altos, devem ser bem trabalhados.
  • Exige muito do jogador por causa do controle de área e da necessidade de saber o momento certo para usar determinada habilidade;
  • Seu disparo secundário tem um dano aceitável, mas é necessário treinar bastante para encaixar bons tiros, visto que o tiro possui uma carga antes de atirar;
  • A Muralha de Gelo pode prender tanto oponentes, quanto aliados;
  • Heróis com muita mobilidade são difíceis de congelar.
  • Caso vários adversários fiquem presos, a Suprema dela só terá real efetividade se o time estiver próximo.

Sinergias

O leque de sinergias da Mei é bem grande, visto que toda sua jogabilidade permeia o controle do campo de batalha. Com essa visão é possível perceber que vários heróis vão poder usufruir dos benefícios de ter a Mei por perto.

A D.va tem uma boa sinergia com a Mei, mesmo que a Mei não possa acompanhar sua mobilidade sua Muralha pode ser utilizada a uma longuissima distância para auxilia-la, assim como sua Suprema. A Muralha de Gelo, Congelamento Criogênico e Nevasca também podem trabalhar bem com a Suprema da D.Va, afinal elas podem prender jogadores adversários em uma sala ou em uma area, o que facilitaria muito o Auto Destruir da D.Va.

Gosto muito também do McCree e Genji junto da Mei. Sua Nevasca novamente conseguirá parar os adversários para serem eliminados pela Lâmina do Dragão ou um Tiro Certeiro bem encaixado, lembrando que a Nevasca passa pelas paredes e Barreiras, desabilitando assim o Reinhardt que poderia bloquear o tiro certeiro.

zarya-armaCom a Zarya podemos dizer que a Mei acontecerá bem, visto que a suprema da Zarya juntará todos e a Nevasca fixará todos completamente vulneráveis para serem eliminados.

Para finalizar as sinergias que eu acho mais viável, temos o Roadhog. Juntos eles podem acabar com a investida de um time. Em uma área de estreitamento, onde a Mei possa fechar o caminho com a Muralha, Roadhog poderá usar seu gancho para pegar qualquer um, em seguida a Mei utiliza sua Muralha para evitar o avanço do time e garantir o abate do adversário. Um combo bem chato e forte.

Counters

junkratPara conseguir lidar com ela priorize heróis com muita mobilidade ou com algum tipo de habilidade para se proteger ou desabilita-la.

O primeiro deles seria o Junkrat com sua Armadilha e Mina ele consegue prender a Mei para atacar de longe e caso ela se aproxime utiliza sua mina para se afastar causando dano.

Temos também a Zarya que possui uma boa resistência e ainda consegue utilizar sua Barreira para anular o congelamento e ainda aumentar seu dano.

Reaper pode vir a ser um grande problema, o dano de curta distância é altíssimo, caso ele não consiga surpreender a Mei, ainda poderá utilizar sua forma fantasma para se reposicionar.

Por fim, temos a Pharah, que pode vir a se tornar um grande problema para Mei, visto que ela tem um dano elevado e consegue atacar a distância, lembrando que estamos falando de personagens jogando em um mesmo nível.

Dicas Gerais

  • mei-cuteLembre-se de tentar evitar o uso da Muralha e Congelamento Criogênico ao mesmo tempo, somente em raros casos valerá a pena;
  • Use e abuse da Muralha de Gelo para separar a linha de frente do inimigo da retaguarda;
  • Não use sua Suprema atoa, visto que o dano não é tão alto, você precisa de auxilio para valer a pena
  • Congelamento Criogênico serve para bloquear a saída de algumas salas.
  • Tenha Cuidado depois de utilizar suas habilidade para não cancela-las com o botão do mouse;
  • Não esqueça, você não é um sniper, seu disparo secundário tem um dano decente, mas a Mei não é uma Widowmaker ou McCree, não abuse.
  • Mei é ótima para dar início na batalha, o famoso engage, você pode chegar causando, usar sua muralha para quebrar a formação e depois se congelar e aguardar a movimentação do seu time.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!