OVERWATCHLúcio – Guia Básico do Herói #03

Oriques "Cooruja" Batistim 20 de abril de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Hoje para vocês mais um guia irado da nossa série de Guia Básico do Herói, e nesse guia vamos falar do LÚCIO, o nosso herói brasileiro com uma super mobilidade e muito musical!!!!.

Antes de começar, quero deixar claro que esse guia tem como única intensão lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Divirtam-se!!!

 Quais são Habilidades e como usá-las

Vamos falar sobre sua função e habilidades. Ele é um herói suporte/agressivo cheio de mobilidade e tudo nele envolverá sua movimentação, visto que uma das coisas que o Lúcio consegue fazer é patinar pelas paredes por um breve período de tempo. Para entender melhor o Lúcio vamos explorar cada uma das suas habilidades.

Amplificador Sônico- 20/20

sonic-amplifierA arma principal do Lúcio, possui dois tiros, primeiro vamos falar do botão esquerdo do mouse. O tiro básico do Lúcio tem 20 disparos antes da recarga automática, sendo que a cada disparo sairão 4 projeteis sonoros da arma. Aqui o ponto importante é perceber como os projeteis se comportam. Se você estiver se movimentando o um dos lados o projetil sairá em um semiarco, diferente de alguns projeteis como do McCree, Tracer e outros. Ou seja, você pode utilizado de duas formas, parado onde os 4 tiros atingirão o mesmo ponto, ou em movimento, onde os 4 disparos acertarão locais/alvos diferentes.

Onda Sonora

Essa habilidade do Lúcio fica no botão direito do mouse. Ao pressionar o botão a arma fará um disparo sônico concentrado, como se fosse uma explosão sônica causando uma quantidade pequena de dano ao oponente e empurrando-o trás. Fique atento aqui, pois essa habilidade não funciona a longas distâncias e mesmo tendo um pequeno Tempo de Recarga de 4 segundos tente não se aproximar muito do oponente sem ter ela livre para ser usada.

lucio-225pxTransição Sonora –  

Lúcio pode auxiliar seus aliados de duas maneiras, dando a eles Cura ou Velocidade, nunca os dois ao mesmo tempo, a não ser que tenhamos dois Lúcios na composição, mas isso é papo pra outro guia. A cura e velocidade concedida por ele funciona em área, você só precisa aperta o Shift Esquerdo do teclado para alternar entre as duas, depois basta se posicionar perto dos seus aliados e eles receberão a cura ou o aumento de velocidade, mesmo que estejam do outro lado da parede ou no andar de cima/baixo, outra coisa importante que você deve saber é que ambas tem efeito sobre o próprio Lúcio!!!! Mas, ai você vai pensar, nossa cura tão pouco e aumenta tão pouco a velocidade será que vale? Sim! Estamos falando de uma habilidade continua e em área, você estará causando dano enquanto auxilia sua equipe, além disso temos a próxima habilidade que emuda tudo, vejamos.

Solta o Som

Com essa habilidade Lúcio transforma sua Transição Sonora numa máquina de cura e de velocidade, pois a única função dessa habilidade é intensificar a Cura ou a Velocidade, ou seja do que estiver ativado no momento que você pressionar o E. Mas, não se preocupe se estiver com a Cura e precisar da velocidade, basta pressionar o Shift Esquerdo o quanto antes e a intensificação será da velocidade. Lembre de usar essa habilidade com inteligencia e cautela, pois seu tempo de recargar é de 12 segundos, um pouco alto e pode não estar liberado naquela Batalha pelo ponto onde a habilidade faria toda a diferença.

Barreira de Som

Essa é a Habilidade Suprema do Lúcio, basta apertar Q e ele dará um pequeno salto batendo com seu Amplificador Sônico no chão concedendo ao seus aliados 500 escudo temporário. No caso dessa habilidade do Lúcio não tem um tempo exato de duração, o escudo vai diminuindo bem rápido segundo a segundo e de acordo com o dano que o aliado vai recebendo.

Overwatch - Lucio 02

Prós

  • Cura e Velocidade em área do Lúcio ajuda mais de um aliado ao mesmo tempo enquanto ele causa dano ao time adversário
  • Sua Habilidade Suprema é capaz de anular varias Habilidades Supremas dos adversário, como por exemplo: Hanzo, Reaper, Tracer, Pharah entre outros
  • Um dos poucos heróis capazes de andar pelas paredes, podendo alcançar locais de difícil acesso, além de conseguir flanquear o inimigo junto da Tracer ou do Genji.
  • Dificil de ser eliminado por causa da sua cura continua.

Contras Mc Cree

 

 

  • Por sua alta mobilidade e com disparo que sai em um semiarco, Lúcio é um herói divertido, mas dificílimo de dominar.
  • Quando está com a habilidade “Solta o Som” travada pelo tempo de recarga sua cura é baixa comparada aos demais suportes, em determinadas situações ele não dará conta de salvar um aliado.
  • Fraco contra heróis de alta mobilidade ou que consiga trava-lo, como McCree, Junkrat e outros.

Sinergias

Lúcio é um suporte agressivo que consegue trabalhar muito bem com quase todos os outros heróis, isso transforma ele em um dos heróis mais utilizados do jogo. Por sua alta mobilidade ele consegue seguir de perto o Genji, Tracer, Hanzo e até mesmo a D.va. O que dá a esses heróis aliados a sobrevida necessária para lidar com alguns heróis inimigos.

Além disso, sua habilidade suprema pode ser muito util na hora de resolver um Bastion muito bem posicionado ou segurar aquela Habilidade Suprema do Hanzo ou Genji.

Counters

Overwatch não é um jogo onde você encontrará um counter especifico e direto de outro personagem, claro que em alguns casos um herói terá grande vantagem sobre outro, mas não chega a ser abusiva ou que facilite tanto assim eliminar o adversário.

No caso do Lúcio é assim, não existe um counter direto ou especifico, o que podemos colocar como counter seria dano alto e concentrado, como prende-lo em uma armadilha e explodi-lo, ou atordoa-lo com o Clarão do McCree, ou ainda usar a orbe da discórdia do Zenyatta para liquidar com ele mais rápido. De uma visão bem macro, podemos dizer que Lúcio terá problema em “1×1” contra um Reaper, uma Pharah, RoadHog e talvez uma Mei.

Dicas Gerais tumblr_nypdq2dp941us9io2o4_r1_400

  • Tentar se manter sempre em movimento, treine tiros fazendo movimentos aleatórios, assim ficará cada vez mais difícil do adversário lidar com você
  • Use o tiro em semiarco para lidar com as torres do Torbjorn, com o Bastion e aquelas Sentinelas da Symmetra.
  • Cuidado com movimentos repetidos, mesmo você sendo rápido, o Hanzo e a Widowmaker vão adorar
  • Tente sempre ficar no meio do time aliado, assim você conseguirá chegar mais rápido a quem estiver precisando e poderá usar sua Habilidade Suprema sabendo que protegerá uma maior quantidade de aliados.

Conclusão

Como dito anteriormente, esse guia a intenção de ajudar jogadores inexperientes no jogo a entender melhor o personagem e suas mecânicas. Longe de nós dizer como ser o melhor com a personagem. Espero ter alcançado esse objetivo e que você tire o melhor proveito desse guia.

Deixa ai embaixo seu comentário ou fala comigo la nas rede sociais o que achou! VAMO Q VAMO!

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!
  • Bruno Oliveira

    Bom dia, você poderia nos próximos guias colocar o botão que ativa a skill na frente do nome da mesma.

    Ex: Onda Sonora (botão direito do mouse)
    Ou você pode marcar em negrito no texto o botão correspondente a aquela skill.
    Ex: “ou seja do que estiver ativado no momento que você * pressionar o E.* ”

    Ótimo guia, fiquei sabendo do jogo a pouco tempo, estou muito hypado e espero te encontrar no Open Beta 🙂
    Parabéns pelo site e continue assim, extremamente útil, simples, fácil de compreender e com conteúdo ótimo.

    • VALEU !!!! Feliz pelo feedback, vou fazer isso no texto e pensar numa forma legal pro guia.

      Sobre o beta aberto, caso não tenha comprado ainda teremos sorteio hoje de friend pra friend huauha na stream as 15:30

  • Muito bom continue. Eu to loucamente procurando uma planta dos mapas, tenho desorientação espacial kakakaka com a visualização de uma planta eu me nortearia melhor. Se tiver como encontrar isso seria interessante.

    • Fala Bruno!
      Olha, não temos de todos os mapas, mas na parte de mapa vc vai encontrar uns 3 ou 4 desenhos de cima. Veja se te ajuda em algo 😀

  • Pessoa95

    Um ótimo guia, mas ao contrário do comentário abaixo, eu acho que vcs deveriam retirar esses botões de ativação das informações. Existem 3 tipos de plataforma diferentes para esse jogo, eu por exemplo jogo no PS4, e cada uma tem um botão diferente. Essas informações atrapalham o texto e deixam ele um pouco confuso, dependendo de quem estiver lendo. Acredito que as pessoas que queiram jogar com estes personagens saibam pelo menos os botões de ativação, visto que o jogo ensina isso muito bem.