OVERWATCHD.Va – Guia Básico do Herói #04

Oriques "Cooruja" Batistim 16 de maio de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Nesse post de hoje teremos um guia irado daquela nossa série de Guia Básico do Herói, e nesse guia vamos falar da D.Va, a heroína mais descolada do Overwatch. Pra quem não conhece D.Va é uma heroína da role Tanque, possui bastante resistência e habilidades fortíssimas para executar a função com maestria.

Antes de começar, quero deixar claro que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Divirtam-se!!!

Quais são Habilidades e como usá-las

As habilidades da D.Va são baseadas em duas variáveis, com Mecha e sem Mecha, enquanto estiver na sua Meka essas habilidades permearão dois pontos principais: a mobilidade e a defesa do seu time, no entanto ao ter sua Mecha destruída a D.Va se transforma novamente em Hana Song, uma menina frágil de apenas 19 anos, e ai seu posicionamento muda de agressivo avançado para um agressivo recuado, vamos falar mais detalhadamente disso na habilidade Pistola de Luz. Antes vamos conhecer um pouco melhor suas habilidades:dva-portrait

Canhões de Fusão –

Diferente da maioria dos personagens a D.Va possui um disparo continuo e infinito, não confunda com munição infinita, pois isso todos os heróis possuem. No caso da dela você poderá atirar sem parar para sempre, se assim quiser, mas obvio que isso lhe dará alguma desvantagem, ao disparar os Canhões de Fusão de forma continua a D.Va perde cerca de 90% da sua movimentação. Outro ponto que você deve lembrar é que os Canhões não são efetivos a longa distâncias, visto que seu tiro dispersa muito.

Propulsores – Tempo de Recarga 5 seg

Essa habilidade lhe proporcionará a versatilidade necessária para se posicionar estrategicamente nas batalhas, bem como para fugir delas. Com os Propulsores D.Va você poderá alcançar aqueles heróis posicionados em pontos de difícil acesso em questão de segundos. Mas lembre-se que você só “voará” por 3 segundos na direção que sua mira estiver apontando e então entrará em queda, caso tenha se movimentado na vertical. Após esses 3 segundos os propulsores resetarão e você terá que aguardar 5 segundos para ativa-los novamente. Use com sabedoria. Outra coisa importante que você deve saber é que ao ativar os propulsores você não poderá atirar, pois ao disparar eles serão desligados. Por último e não menos importante, enquanto estiver com os propulsores ativados você atropelará os adversários empurrando-os para longe e causando uma pequena quantidade de dano.

Matriz de Defesa – Tempo de Recarga 10 seg

d-va-matriz-de-defesaDefinitivamente uma das habilidades mais roubadas do jogo. Essa habilidade funciona como um anulador de disparos inimigos impedindo que qualquer habilidade disparada que passe por ele alcance o alvo. Ao ativar Matriz de Defesa, a Mecha da D.Va criará um cone de defesa que impedirá qualquer disparo chegue a ela, a aliados que estejam atrás dela ou ao lado desse cone por mais ou menos 4,5 segundos. Se você está se perguntando se essa habilidade anula as Habilidades Supremas dos outros heróis, só posso lhe dar um SONORO SIM!!!! Os misseis da Pharah, o turbilhão de disparos do Reaper, os misseis do Bastion e por ai vai. Mas, lembre-se de usar com certa cautela, pois ela pode está travada no momento que você mais precisar, pois ela tem um tempo de recarga um pouco alto, outra coisa é nunca clicar para disparar após ativar a matriz, assim como os propulsores ela será desativada depois do primeiro disparo.

dva-34-vs-6-winston

Autodestruir – Habilidade Suprema

Vamos renomear essa habilidade para Ultra Bomba Atômica de Destruição em Massa, isso certamente resumiria a Habilidade Suprema da D.Va, brincadeiras a parte vamos entender como ela funciona. Ao carregar até 100% sua Habilidade Suprema, D.Va poderá ejetar sua Mecha ativando a Autodestruição do seu núcleo, assim a Mecha explodirá como uma verdadeira bomba atômica. Caso você consiga utilizar essa habilidade de forma eficaz e ficar vivo, poderá chamar uma nova Mecha. Não ficando vulnerável por muito tempo. A parte mais interessante dessa habilidade é quando conseguimos combina-la com a habilidade Propulsores, fazendo um verdadeiro combo de destruição, como fazer? Simples de entender, difícil de executar. Primeiro você mira para onde quer enviar a Mecha, ativa os propulsores, ativa a autodestruição e corre. Parece fácil, mas acredite não é.

Arma de Luz 20/20

dva-habilidade5Após ter sua Mecha destruída a D.Va perde todas suas habilidade, tendo como única forma de defesa sua Arma de Luz. Pode até parecer uma simples pistola, mas não se deixe enganar, o dano causado por ela pode facilmente eliminar um adversário. A Arma de Luz possui 20 disparos, esses tiros podem sair em semi-arco ou de forma reta, tudo depende da sua movimentação e mira, assim como no Lúcio. Outra coisa importante sobre está fora da Mecha é posicionamento, após perder a Mecha você deve procurar se reposicionar o mais rápido possível atras do seu time, até que consiga a carregar necessária para sua segunda Habilidade Suprema Chamar Mecha

Chamar Mecha – Habilidade Suprema dva-funny

Essa será a habilidade suprema da D.Va sempre que ela estiver sem Mecha, o que faz todo sentido certo? Ao ter sua Mecha destruída, D.Va poderá solicitar uma nova para voltar para a batalha de forma mais eficiente. Mas para tal, ela precisará antes carregar essa habilidade, devendo se manter viva por um determinado tempo e causando algum dano a seus adversários para agilizar essa recarga. Caso a D.Va morra sem sua Mecha ela retornará no ponto de ressurgimento com uma Mecha novinha. Após ativar a nova Mecha sua Habilidade Suprema mudará para Autodestruir, com a carga um pouco maior do que estava antes de perder a Mecha.

dva-desatque

Prós

  • Matriz de Defesa: Sem dúvida alguma uma das habilidades mais fortes do jogo, domini-a;
  • 650 de Vida: Ta louco Cooruja ela tem só 500! Na verdade meu querido Padawan ela tem 100 de Vida + 400 de Armadura da Mecha + 150 de vida ao sair da mecha. É vida demais pra tirar de alguém.
  • Propulsores por 3 seg: Com esse tempo você consegue ter acesso a inúmeros locais de difícil acesso, além de conseguir passar por áreas que ninguém passa.
  • Não toma One Shot, por causa da Mecha não é possível eliminar a D.Va com um único tiro.
  • Habilidade Suprema pode ser usado de muitas maneiras diferentes que eu não posso enumerá-los todos (explosão de dano em área, controle de avanço inimigo, distração, ataque, defesa, utilitário…);

Contras 

D.va

  • Dano baixíssimo contra alvos distantes, muita dispersão nos disparos
  • Demasiadamente fácil acertar um Headshot (tiro na cabeça), por causa do seu tamanho.
  • Perde praticamente toda sua mobilidade ao atirar de forma continua
  • Habilidade Suprema Anulada pelos Escudos do Reinhardt e Winston, além das paredes e caixas.
  • Parece fácil jogar com a D.Va, mas utilizar suas habilidades com clareza e eficacia é bem complicado, é necessário bastante conhecimento de mapa e treino para fazer um combo corretamente.

Sinergias

Pense na mobilidade de entrada e saída da D.Va e na facilidade para defender os aliados, logo virá a mente a Mercy, ela poderá acompanhar a D.Va a todo momento seguindo sua movimentação e lhe fornecendo uma sobrevida absurda.

Já para combar com sua habilidade suprema, podemos mais uma vez chamar a Zarya, amada e idolatrada por todos que possuem uma habilidade de dano em área. Além disso, D.Va pode sempre tentar combar com outras habilidades supremas como o Hanzo, colocando sua Mecha explosiva do lado oposto, para os adversários fugiriam.

Counters 

Para lhe dar com a D.Va temos algumas opções, desde Bastions até Reapers. Um Bastion bem posicionado conseguirá eliminar facilmente a D.Va, pois o tempo de atividade da Matriz de Defesa não anulará por completo sua metralhadora no modo sentinela. Assim como o Reaper, que possui um dano massivo de curta distância, podendo destruir a Mecha com pouquíssimos disparos, afinal Reaper é um anti-tanque.

Outro personagem que pode ajudar contra uma D.Va é a Widowmaker, afinal acertar um Headshot na D.Va não será tanto problema, basta pega-la de frente ou de lado.dva

Dicas Gerais

  • Os propulsores são sem dúvida uma das melhores habilidades de movimentação do jogo, com Tempo de Recarga baixo, use e abuse;
  • Guarde sua Matriz de Defesa para lidar com Habilidades Supremas da Pharah, Reaper, Tracer, Roadhog, McCree e assim por diante;
  • Nunca esqueça de recuar e se reposicionar atras do seu time assim que perder a Mecha;
  • Tente sempre utilizar Habilidade Suprema Autodestruição junto dos Propulsores, assim você nunca estará exposto demais;
  • Lembre-se que sua Habilidade Suprema acerta em você;
  • Matriz de Defesa tem Tempo de Recarga muito alto, use com sabedoria.

Conclusão

Como já falei varias outras vezes, mas gosto de repetir para ficar bem claro, esse guia tem a intenção de ajudar jogadores inexperientes no jogo a entender melhor o personagem e suas mecânicas. Longe de nós dizer como ser o melhor com a personagem. Assim, espero ter alcançado esse objetivo e que você tire o melhor proveito desse guia.

Deixa ai embaixo seu comentário ou fala comigo la nas rede sociais o que achou! VAMO Q VAMO!

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!
  • HaroldoNVU

    muito bom guia 😀

  • Rafael Da Silva Moreira

    Ótimo guia, vou favoritar pra mandar pra uns amigos.
    Eu jogo bastante com a D.va e já é minha personagem favorita.
    Você só esqueceu de dizer que a habilidade propulsora da D.va também empurra os adversários pra longe, o que é bastante útil quando eles estão posicionados nas beiradas para jogá-los da fase (assim como o lúcio costuma fazer). Aliada à matriz de defesa é muito fácil derrubar adversários agressivos da fase.