OVERWATCHDiferença entre Vida, Armadura e Escudo no Overwatch

Andrezza "ArpBerry" Rocha 28 de novembro de 2016

Fala tu! Berry na área. Hoje o post traz um assunto muito importante pra galerinha que deseja saber mais do jogo nos seus detalhes, só que sem muita enrolação. Vamos discutir três tipos de vida que existem no Overwatch.

Todo herói possui uma quantidade de Hitpoints (HP) disponível que simula a sua vida e ao chegar no fim do seu HP, você morre (É sério! Já testei…) Cada bloquinho abaixo do número de sua vida representa 25 de HP, não importando o tipo. E sim, existem diferentes tipos de vida no Overwatch, cada um com sua característica.

HP Normal

normal-hpTodos os heróis possuem um número de hp normal. O HP normal recebe o dano total de todo e qualquer tipo de ataque. Só pode ser regenerado através da cura (por kits médicos ou habilidade aliada que cura)

Armadura

armor-hpÉ o tipo de HP que aparece em amarelo na sua barra de vida. Certos personagens possuem a armadura em sua vida natural, sendo assim, quando perderem a quantidade de armadura podem recuperá-la através de cura. armorarmorJá a armadura de 75 pontos que o Torbjörn disponibiliza para seus aliados não pode ser curada nem recuperada com o tempo, uma vez perdida, só pode ser reposta com outra armadura. Você pode identificar a armadura do Torbjörn pela cor diferenciada (um pouco mais laranja que a armadura natural):

A armadura reduz o dano recebido da seguinte forma:
Se o dano que você receber for maior do que 5, a armadura reduzirá 5 pontos do dano. (ex: Um dano de 100 pontos será reduzido para 95)
Se o dano for menor do que 5, a armadura reduzirá 50% daquela pontuação. (ex: Um dano de 4 pontos será reduzido para 2)

Quem tem armadura como parte da vida:
Bastion – possui 100 de armadura do total de 300 de HP
D.va – possui 400 de armadura (do Mecha) do total de 600 de HP (no Mecha)
Winston – possui 100 de armadura do total de 500 de HP
Torbjörn ganha 300 de armadura enquanto está com a habilidade suprema ativada, do total de 500 de HP durante o Núcleo Fundido.

Escudo

shieldlifeO escudo aparece na sua barra de vida na cor azul clara. Os escudos sobrepõem qualquer outro tipo de vida, mas não diminuem o dano recebido. Por outro lado, eles podem se regenerar (25 pontos por segundo) com o tempo (3s após o último dano), diferentemente da armadura, que deve ser curada para regeneração.armorshield

Quem tem escudo como parte da vida:
Zarya – possui 200 de escudo do total de 400 de HP
Symmetra – possui 100 de escudo do total de 200 HP
Zenyatta – possui 150 de escudo do total de 200 HP

lucio-ultimateSobrecura (em inglês, chamado de Overheal)
A habilidade suprema do Lúcio pode assemelhar-se ao escudo, por fornecer uma vida extra de 500 pontos, durante 5 segundos (100 pontos dissolvidos a cada segundo). Esse escudo (azul mais escuro)  funciona para absorver qualquer dano durante esse tempo e dentro do valor disponível de escudo, obviamente, não pode ser regenerado. É importante lembrar que a sua habilidade suprema não cura o HP normal que possa estar faltando, somente acrescenta um escudo temporário.

PS: As “barreiras” são físicas, ou seja, a barreira do Reinhardt bloqueia dano e a Zarya projeta barreiras, mas são objetos específicos e não fazem parte da vida de um personagem.

Como ser curado no Overwatch?

Ao falarmos de vida, com certeza é necessário citar os meios de ser curado no jogo. A principal fonte de cura é claramente, o suporte! (hahaha <3). Mas se você não tem um suporte, pode procurar os kits médicos que estão disponíveis espalhados pelo mapa e curam 75 ou 250 de vida. Os kits médicos possuem um tempo de recarga de 10 segundos e 15 segundos respectivamente.

kitmedico75 kitmedico250

Heróis com auto-cura e habilidades curativas.

Dois heróis possuem auto-cura, ou seja, eles têm habilidades passivas que permitem regenerar a vida:
Lúcio – Regenera 12.5 HP por segundo.
Mercy – Regenera 20 HP por segundo após 1 segundo sem receber dano.

E esses heróis possuem habilidades que curam a própria vida:
Mei – Congelamento Criogênico (shift)  –  Cura 37.5 de HP por segundo
Roadhog – Pegando fôlego (E) –  Cura 300 de HP
Soldado 76 – Campo Biótico (E) ~ Também pode curar aliados. – Cura 40 de HP por segundo.
Ana  – Granada Biótica (E) ~ Também pode curar aliados. – Cura 100 de HP e aumenta a efetividade de outras curas em 100%

Pronto! Passaram pelo Curso Básico de vida e cura, é só compartilhar pra mostrar que tem certificado!
Parecem pontos simples, mas para dominar o jogo devemos saber o básico e então o complicado. Espero ter ajudado com esse pequeno compilado de informações.

Até breve!

 

About Andrezza "ArpBerry" Rocha

Orgulhosamente pertenço à função Suporte, determinada em ajudar e dissolver tretas em jogos ou fora deles. Roubo POTGs de Symmetra e dou risada de rages. Dizem que sou Mei-ga, mas ainda não sei se isso é bom ou ruim

  • Pablo Leonardo dos Reis

    Finalmente entendi, thanks