OVERWATCHBastion – Guia Básico do Herói #21

Oriques "Cooruja" Batistim 21 de novembro de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Hoje trago para você o Guia do Bastion, isso mesmo, a galera achou que não, mas eu consegui fazer um guia bem bacana do Bastion para vocês. Nele vamos entender que o Bastion é muito mais que só segurar o dedo. Espero que gostem!

Peço também que se você puder me ajude a divulgar o canal e participe do sorteio que estou fazendo de um Overwatch Origins!

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya | Widowmaker | McCree | Winston | Mei | Ana | bastion-portrait

Divirtam-se!!!

Alguns robôs foram criados para realizarem manutenção de paz na terra, o nome dessa linha era Bastion. Durante a Crise Ômnica as unidades de Bastion se voltaram contra seus criadores, fazendo a linha de frente no avanço dos Ômnicos. O caos operado por essas unidades foi tanto que após a resolução todas as unidades de Bastion foram destruídas ou desmontadas, pois só lembravam o horror e morte para os humanos. Porém, um deles foi esquecido, o Bastion e54, uma unidade singular abandonada na floresta ao redor de Eichenwalde, que depois de uma década foi reativado de forma inesperada. Após tantos anos desligado, Bastion perdeu a sua programação de combate, com isso decidiu explorar a terra devastada pela guerra buscando encontrar algum propósito. Mas, não se engane, Bastion ainda um incrível sensor de perigo que ativa todo seu arsenal afim de protege-lo.

Quais são Habilidades e como usá-las

O arsenal do Bastion é definitivamente um dos mais poderosos do Overwatch, capaz de aplicar uma quantidade massiva de dano em poucos segundos em qualquer uma das suas configurações. No entanto, para utilizar bem suas habilidades é extremamente importante estar em equipe.

Configuração: Reconhecimento – 20/20
Nesse modo de configuração o Bastion possui uma metralhadora no braço direito capaz de causar de 48 a 160 de DPS, isso vai variar de acordo com a distância do alvo e se acertou ou não a cabeça, esse dano usa como base os projéteis que causa de 6 a 8 de dano.

Com essa configuração prefira a trocação de média e curta distância, tente não manter o disparo contínuo para não perder precisão, prefira disparos curtos, e procure não ficar muito avançado. Fora isso Bastion não faz muita coisa nesse modo e acaba sendo até mesmo um alvo fraco.

bastion_xConfiguração: Sentinela – 200/200
Aqui a coisa fica mais séria para os adversários, ao se posicionar e ativar o modo Sentinela, Bastion se equipa com uma metralhadora poderosíssima capaz de disparar uma verdadeira chuva de balas podendo causar de 140 até  525 de dano por segundo, variando sempre a distância e acertos na cabeça. A parte ruim é que nesse modo o Bastion não poderá se mover, assim você precisará um pouco mais de estratégia para se sobressair.

Assim como na configuração reconhecimento, nessa configuração o Bastion ainda é mais eficiente a curta e média distância, mas com a quantidade de disparos que ele é capaz de executar com essa configuração até mesmo alvos mais distantes sofrerão bastante.

Uma coisa muito importante e que você deve tomar cuidado é que nesse modo o seu ponto crítico é na suas costas, onde está localizada a sua “cabeça”. Por isso busque se posicionar próximo a paredes ou quinas, mesmo podendo girar nesse modo em 360, você continuaria expondo seu ponto fraco para o time adversário.

Reconfigurar
Essa habilidade é bem simples, mas precisa ser utilizada no momento correto para não lhe custar a vida. Ao pressionar o Shift Bastion trocará de Configuração, ou seja, se ele estiver em modo Reconhecimento entrará em modo Sentinela (a transformação demora 1,5 seg), ou se estiver no modo Sentinela entrará no modo Reconhecimento (a transformação demora 0,5 seg).

Um detalhe, que por muitas vezes passa desapercebido, é que ao alterar entre Reconhecimento e Sentinela, sua munição é renovada, ou seja, é como se o Reconfigurar fosse o recarregar. Use isso a seu favor.

Repararbastion_spray_-_blocks
Durante a batalha o Bastion não deverá ficar muito exposto, mas caso você consiga jogar com ela mais agressivo do que passivo, certamente precisará dessa habilidade. Ao Segurar pressionado o botão E, Bastion começará reparar 25 de vida por segundo, caso você tente atacar ou andar o reparo cessará, se receber dano durante o reparo a habilidade terá 1 segundo de tempo de recarga. Basicamente, utilize essa habilidade em um local seguro, nunca tente usa-la durante um combate, você vai levar a pior.

Configuração: Tanque – Habilidade Suprema
Se você entendeu bem o que são as configurações do Bastion, já imagina o que vai encontrar na Suprema. Nesse modo o Bastion se torna um verdadeiro Tanque de guerra, ganhando 150 de armadura extra e com direito a disparar foguetes poderosos que causam meros 205 de dano em seus adversários, esse dano ainda atinge um raio de 4 metros. Caso você acabe se acertando, o dano será bem reduzido, 35 por acerto, o que torna interessante usar o famoso RocketJump em alguns casos.

A parte ruim é que você só terá 8 segundos nesse modo, levando em consideração que cada disparo leva 1 segundo para sair, seu dano total é de 1640, lembrando que todo seu dano atinge uma área bem razoavel.

Prós overwatch_by_agustinus-bastion-and-tracer

  • Bastion possui habilidades simples o que torna ele um dos personagens mais faceis de se começar e até mesmo dominar. Podendo ser muito poderoso em alto nivel.
  • Configuração Sentinela inflige uma quantidade de dano absurda nos adversários.
  • Capacidade de se reparar, Bastion fica menos dependente dos suportes.
  • Suprema muito poderosa, capaz de causar uma grande quantidade de dano em área.

Contras

  • Seu Modo Sentinela anula sua mobilidade e algumas vezes o deixará muito exposto;
  • Mesmo no modo reconhecimento Bastion não possui nenhuma habilidade de fuga;
  • Personagem relativamente fácil de ser counterado.

Sinergias

Bastion é um heróis de role defensiva, logo sua estratégia deverá ser jogar um pouco mais recuado, procurando áreas estratégicas para se posicionar. Por muitas vezes você terá que se expor um pouco para mirar em áreas de estreitamento, dificultando a entrada do time adversário.

Com esse pensamento, podemos dizer que a Mei é uma ótima sinergia com Bastion. Você poderá ficar posicionado em um canto aguardando a Muralhada da Mei travar os adversários para então finalizar o serviço. Assim também funcionará com a Nevasca e a Configuração: Tanque, seja criativo.

Outra sinergia que eu gosto muito é a Zarya, pois você conseguirá com 200 de munição ou a Configuração Tanque massacrar todo mundo que esteja preso no Surto, mesmo se tiver um Campo Barreira do Reinhardt no caminho. Além da sua Barreira Projetada que poderá lhe salvar varias vezes.

Reinhardt e Mercy poderão servir bem a causa. Mesmo que você consiga se Reparar, por muitas vezes você será muito focado, por isso ter um Campo de Barreira protegendo sua fronte e uma Mercy (ou Zenyatta) curando/potencializando seu dano, isso poderá torna-lo uma máquina quase imbatível.

Counters  ana-vector

Vamos dizer que se o Bastion não estiver sendo muito bem protegido, countera-lo não será um grande problema. Caso ele esteja sendo protegido pelo time, você precisará da sua equipe para lidar com o problema, montando alguma estratégia para flanquear e desfazer a formação do time adversário. Aqui vamos tratar do famoso “mano-a-mano”.

Primeiro counter seria o Genji, visto que ele poderá usar o próprio dano do Bastion contra ele, devolvendo todo dano. Mas, tome cuidado, pois um Bastion mais esperto perceberá a movimentação e cessará os disparos, talvez ainda aproveite para se curar.

A Ana pode servir bem com seu Dardo Sonífero desabilitando ele do modo Sentinela, também poderá força um reposicionamento causando uma boa quantidade de dano com seu scope. Seguindo essa linha de raciocínio, a Widowmaker e Hanzo poderão atrapalhar muito o posicionamento do Bastion, causando uma grande quantidade de dano.

Tracer e Reaper poderão flanquear o Bastion e elimina-lo facilmente. A Tracer dependerá muito da sua suprema, com o atual patch note ela não é mais tão viável, pois agora a suprema demora muito mais para carregar, não sei se vale muito a pena uma Suprema para eliminar um único Bastion. Reaper poderá utilizar suas espingardas e caso algo de errado fugirá com sua forma fantasma.

Por fim, a nova personagem Sombra conseguirá lidar muito bem com o Bastion, pois seu Hack desabilitará a Configuração Sentinela e o privará do Reparar, forçando o Bastion a se reposicionar e nesse percurso poderá ser eliminado com facilidade.

Dicas Gerais bastion_spray_-_fire_at_will

  • As vezes é bem viável em utilizar sua Configuração Tanque para criar uma oportunidade de entrada no ponto, empurrando e causando dano de forma massiva nos adversários;
  • Não é nenhum fim do mundo usar sua Suprema para sair de uma emboscada ou tentar virar o jogo pra cima do adversário.
  • Em alguns momentos pense sobre não recarregar e sim utilizar a Reconfiguração, pois o tempo de recarga no modo Sentinela é de 2seg e no modo reconhecimento é de 1.5seg, ou seja, o Reconfigurar é mais rápido que recarregar, obviamente não transforme isso em uma regra.
  • Estude o mapa fora do jogo para encontrar bons posicionamentos para o Bastion, eu lhe ajudarei com isso em breve.
  • Na configuração Sentinela você até pode segurar o dedo, mas tente manter a calma, sua munição é tudo que você tem. Já no Modo Reconhecimento, nunca segure o dedo, você ficará menos efetivo.
  • Busque se posicionar próximo de estreitamentos, você será mais efetivo ali.
  • Não se esqueça que ao utilizar o Modo Sentinela seu ponto crítico (Cabeça) muda para as costas. Proteja-o!

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!