OVERWATCHAna – Guia Básico do Herói #20

Oriques "Cooruja" Batistim 12 de novembro de 2016

Salve Salve cambada, aqui quem fala é o Cooruja! Depois de um pequeno recesso nos guias estou voltando com tudo. Vamos começar essa nova fase com a Ana, um dos suportes que mais tem brilhado no Meta de Overwatch, não se engane achando que é somente por causa do Estimulante. Venha comigo conhecer melhor a Mãezona do Overwatch, essa senhora que causa um estrago!

Peço também que se você puder me ajude a divulgar o canal e participe do sorteio que estou fazendo de um Overwatch Origins!

Não se esqueça que esse guia tem como única intenção lhe ajudar a entender melhor a mecânica do personagem, para depois você evoluir em uma jogabilidade mais avançada.

Veja os guias anteriores: Junkrat | Tracer | Lúcio | D.Va | Reaper | Hanzo | Symmetra | Reinhardt | Genji | Mercy | Pharah | Soldado 76 | Roadhog | Zenyatta | Zarya | Widowmaker | McCree | Winston | Mei |

Divirtam-se!!!

ana-portraintAna foi uma das fundadoras da iniciativa Overwatch, junto de Reyes e Morrison. Ela era uma exímia franco-atiradora, muitos a consideravam a melhor atiradora do mundo, sua destreza com as armas, tomada rápida de decisões e instintos, fizeram dela peça chave na guerra contra os Omnicos e na própria Overwatch. Mas, em uma missão de resgate de reféns uma assassina da Talon, conhecida como Widowmaker, acertou Ana em combate, o que fez com que seus companheiros achassem que ela estava morta. Durante anos, Ana decidiu ficar distante dos conflitos mundiais. Mas, o tempo foi passando e ela percebeu que algo deveria ser feito, todos a sua volta estavam sendo ameaçados, seu país sofria, sua família sofria. Então, finalmente Ana decidiu retornar para a batalha, com sua tecnologia Biótica em mãos ela retornou para fazer a diferença e proteger os seus.

Quais são Habilidades e como usá-las

Antes de falar das habilidades dessa heroína é interessante você entender que por mais que ela seja uma franco-atiradora, Ana não é uma heroína defensiva ou ofensiva. Por isso preciso que você trate-a como uma suporte especialista, onde suas habilidades trabalharão para salvar seus aliados ou atrapalhar bastante o jogo do oponente

Rifle Biótico – 10/10
A arma da Ana possui 10 projeteis com dois efeitos, um de cura e um de dano. Esses efeitos são ativados automaticamentes ao atingir o alvo, seja aliado ou oponente.

Quando o projétil acertar um o aliado, ele receberá 75 de cura, mas quando ele acertar um oponente causara 80 de dano, lembrando que não é possível acertar um tiro na cabeça com o Rifle Biótico. Em ambos os casos, dano e cura, o efeito não acontecerá instantaneamente, mas sim no decorrer de 1 segundo. Um detalhe quase imperceptível é que quando você atirar com o Scope, o disparo acertará instantaneamente, o que não acontece com tiro normal, que possui um micro atraso.

Falando em Scope, para ativa-lo basta pressionar o botão direito do mouse e segurar. Além disso, nesse modo de disparo a àrea de acerto aumenta bastante, o que facilitará muito na hora de curar um aliado a distância.

Dardo Sonífero – Tempo de Recarga 12 seg dardo-sonifero-ana
Em um primeiro momento essa habilidade pode enganar um pouco, mas o Dardo Sonífero é uma habilidade muito forte, esse dardo é capaz de interromper várias habilidades supremas, como por exemplo Bombardeio, Cair Matando, Desabrochar, Tiro Certeiro, Fúria Primata entre outras, além disso o dardo pode colocar o Bastion para dormir mesmo na Configuração Sentinela.

Ao atingir o alvo o dardo causará 5 pontos de dano e fará com que ele fique dormindo por 5 segundos, o que é bastante tempo, mas se receber qualquer dano nesse período o adversário dispertará. Vale lembrar que mesmo que o oponente volte do sono 1 segundo depois, sua habilidade interrompida não retorna.

Granada Biótica – Tempo de Recarga 10 seg
Essa habilidade pode ser extremamente poderosa se aplicada corretamente, visto que ela possui alguns efeitos difíceis de aplicar com 100% de eficácia. Mas, ainda que seja utilizada de forma isolada ela ainda continua sendo uma habilidade forte. Nossa Cooruja, porque você acha essa habilidade é assim tão forte? Bem, vou explicar:

granada-biotica-anaO seu tempo de recarga é médio, digo até que é meio baixo para o que ela faz. Assim como seu projétil, a Granada Biótica possui dois efeitos e ambos atinge todos em um raio de 5 metros:

  • Aliados: Ao atingi-los, ela dará instantaneamente 100 pontos de cura e intensificará em 100% a cura recebida a todos na área pelos próximos 5 segundos, obviamente isso serve para a própria Ana
  • Adversário: Quando atingi-los, todos receberão 60 pontos de dano e ainda ficarão impossibilitados de receber cura pelos próximos 5 segundos.

Importante lembrar que a Granada Biótica não intensificará a cura recebida por Pacotes de Cura e caso ela seja arremessada para o alto ou a uma distância muito grande ela explodirá.

Estimulante – Habilidade Suprema
Podemos dizer que é uma habilidade muito forte, pois é relativamente fácil de utilizar e acrescenta por 8 segundos vários melhoramentos a um aliado por. Nesse período o aliado ficará 50% mais resistente a dano e causará 50% a mais de dano, no momento o estimulante ainda deixa o aliado mais rápido, porém isso está previsto para mudar em uma próxima atualização.

Para aplicá-la, como eu falei é relativamente simples, basta que o alvo esteja na distância limite e localizado à sua frente próximo a mira sem interrupção de paredes e barreiras.

Tenha em mente que o Estimulante funcionará melhor em alguns herois do que em outros, por exemplo, tente usar sempre em um Reaper, Genji, McCree, Soldado, Reinhardt, Zarya (com suprema pronta), Roadhog, acho que você entendeu.

Prósana-victory

  • Granada Biótica: Está no top das habilidades mais fortes do jogo, além de dar dano impede que o adversário receba cura, enquanto cura e intensifica a cura recebida no aliado;
  • Cura à distância: Capaz de manter um aliado vivo a distância fora da zona de risco, forçando o adversário a caça-la, ainda consegue causar algum dano a distância também;
  • Mira para cura facilitada, o hitbox para cura (em modo scope) é 50% maior do que para dano
  • Ana é um herói pequeno, por isso acerta-la é realmente complicado, o que a favorece muito;
  • Dardo Sonífero, consegue desabilitar várias habilidades supremas;
  • Estimulante aumenta muito o dano causado e a mitigação do dano recebido, use com sabedoria, mas não seja mesquinho demais.

Contras

  • Seus disparos sempre vão priorizar o aliado, mesmo que ele esteja com a vida completa, se o aliado passar na frente na hora de matar aquela Widowmaker, ela fugirá com vida, além de não poder causar dano critico, mesmo acertando a cabeça;
  • O Estimulante se utilizado as pressas pode cair no herói errado, aquele que passa correndo na frente, respire antes de dispará-lo;
  • Dardo da Ana é umas das habilidades mais difíceis de acertar, o disparo é um pouco lento e vai exigir bastante treino para encaixa-lo
  • Baixa Mobilidade, a movimentação da Ana está longe de ser a melhor entre os suportes, ela sofre muito com isso, por isso busque sempre estar bem posicionado;
  • Jogar com a Ana exige muita comunicação com o time, visto que suas habilidades precisam de um tempo exato para serem efetivas, como por exemplo o Estimulante e a Granada Biótica.

Sinergias lucio-portrait

As sinergias da Ana são um pouco mais genéricas, visto que suas habilidades possuem a finalidade de dar apoio aos aliados que estão em combate avançado. Mas, obviamente alguns heróis funcionarão melhor que outros ao receber seu apoio em combate.

A cura da Ana é muito poderosa e com sua Granada Biótica ficará ainda mais, assim tanques como Reinhardt e Roadhog em alguns momentos ficarão quase imortais, obviamente que isso funciona para outros aliados, como os ofensivos, o problema que esses possuem pouca vida.

Falando em ofensivo, alguns deles funcionam muito bem com a Ana que poderá utilizar seu Estimulante para ajuda-los a eliminar rapidamente os adversários. Atualmente o Reaper está sendo muito utilizado para fazer o combo com o Desabrochar da Morte, mas temos também o Genji e McCree que podem fazer o serviço. Um detalhe importante é que o Estimulante poderá ser efetivo até mesmo com o Reinhardt e Roadhog, em alguns casos a Zarya e algum outro herói defensivo.

Por fim temos o Lúcio. Ele será sempre uma ótima pedida para trabalhar ao lado da Ana, visto que lhe dará um pouco mais de mobilidade, o que certamente facilitará o reposicionamento e ainda fará uma cura em área mais poderosa, pois a Granada Biótica intensificará a cura aplicada aos aliados.

Counters winston

Counterar a Ana não é tão simples, mas existem maneiras bem eficazes para lidar com ela. O motivo de não ser tão simples é que ela consegue curar a uma distância relativamente segura, o que a deixa muito recuada na backline (retaguarda do time). Por isso vamos precisar de Heróis com muita mobilidade e/ou que sejam capazes de flanquear.

Nossa primeira opção seria o Winston, com seu Salto a Jato ele consegue passar por cima do time adversário, se colocando muito próximo a Ana, na melhor expectativa você chegará dando dano e conseguirá desloca-la. No entanto, alguém pode estar protegendo-a ou ela acabe por lhe acertar um Dardo Sonífero. Mas, ainda que exista esse risco vale a pena tentar.

Também temos o Genji, a Tracer e o Reaper que podem flanquear a Ana e resolver a situação, costumam ser bem mais eficazes do que o Winston. Ainda podemos cogitar a Widowmaker que de uma distância segura poderá eliminar a Ana fazendo a abertura para o time, vale a pena tentar em alguns casos.

Dicas Gerais ana-vector

  • Posicionamento é essencial para Ana, caso não tenha um Genji ou Winston no jogo você poderá ficar em um local alto, diminuindo assim sua chance de ser abatido;
  • Caso um flanqueador consiga lhe alcançar mantenha a calma, tente esquivar dos tiros e use sua quando sua vida estiver bem baixa, enquanto esquiva procure um aliado e mire a granada para pegar nos três ao mesmo tempo;
  • Sempre que um adversário que possa ser um PROBLEMA esteja vivo guarde seu Dardo Sonífero e Granada Biótica;
  • Use o Dardo sempre em um adversário mais perigoso, por exemplo um Reaper ou Winston.
  • Utilize sua Granada Biótica para cancelar a cura do Roadhog ou anular a Suprema do Zenyatta.

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!

  • Satoshi

    Ganhei a skin de halloween e comecei a jogar com ela xD valeu pelo guia.
    Tenho uma dúvida sobre o jogo, jogo no Xbox One e quero vincular o game com a minha conta na Battle.Net, vai mudar alguma coisa? Meu nick? Level?