OVERWATCHJeff Kaplan Comenta sua Opinião Sobre Mods.

Thiago "Raikonei" Domingues 22 de maio de 2017

Eae galera aqui quem fala é o Raikonei ! Através da recente sessão de perguntas e respostas durante o evento de aniversário do Overwatch em Nova York, o diretor do jogo, Jeff Kaplan, compartilhou a sua filosofia e de sua equipe sobre adicionar ferramentas de modificação e de criação de mapas. “Nós também amamos o conceito de mods e ferramentas para o jogador, e algo que eu vou tentar dar o máximo de atenção aos jogadores.” Ele disse. “Eles acham que temos uma oposição filosófica às pessoas que estão modificando nosso jogo, para deixar claro, eles estão bem longe da verdade”.

De fato , muitos outros jogos da Blizzard, como Warcraft 3 , World of Warcraft e Starcraft 2  todos usaram mods, ou até mesmo ferramentas criadas pela comunidade ou pequenos desenvolvedores. Às vezes, os maiores mods têm surgido em jogos completamente novos, como DOTA e PUBattlegrounds ( os mais recentes ), mas também temos como exemplo o DayZ que surgiu de uma modificação do Arma 2.

“Eu sempre tento lembrar as pessoas que ‘Você sabe que DOTA, League of Legends e DOTA 2 não existiriam se não fosse por causa de sua abertura para que pessoas modificassem seus jogos,” Kaplan continua. “Além disso, a interface do WoW era uma coisa de louco, mas já foram feitas coisas brilhantes nela. Estamos totalmente abertos para isso, mas como esse motor gráfico ( engine ) é novo , o tempo necessário para conseguir colocar todos os sistemas online, e a infra-estrutura criada para que alguém possa criar algo, modificá-lo , ter sua própria filial, fazer seus testes… Ainda estamos bem longe disso.”

Então oficialmente os mods e a criação de mapa acabará vindo para o Overwatch, mas como foi dito no FAQ “Estamos muito longe disso , porém estamos 100% a bordo, mas em questão de prazo levaremos algum tempo, pode até levar anos”. Até o momento já recebemos dentro do jogo uma pequena parte do que será a futura ferramenta de modificação de mapas e modos, que é o nosso “Modo criação” que foi feita para ser simples e fácil. Contudo , o que Kaplan descreve como sendo a ferramenta de criação estará mais parecido com o editor de mapa do Warcraft 3 ou o editor de galáxia do Starcraft 2 que não eram nada amigáveis de se usar no final das contas. Mas mesmo com alguma dificuldade, as ferramentas utilizadas para modelagem e desenvolvimento dentro dos jogos permitiram que os jogadores criassem vários modos notáveis.

“Isso provavelmente deixará alguns pessoas chateadas , mas vou dizer eu acredito muito mais no ” Dê ferramentas bem difíceis de ser usar, com isso uma vasta maioria de pessoas não terá habilidade de fazer nada”, mas aquelas pessoas que entendem do assunto irão fazer coisas notáveis e de alta qualidade, não qualquer merda que a maioria faria”

“Eu acho que se fôssemos lançar nossa ferramenta agora, seria mais para profissionais ou semi-profissionais na área de criação de mapas , mods , agora para a nossa base de fãs conseguir criar algo teria que ser como “Aqui está o sistema facilitado que qualquer um pode criar qualquer coisa.”Mas de novo , estamos anos disso.”

Então ficaremos no aguardo da tão sonhada ferramenta de criação e desenvolvimento do Overwatch, pois é algo que ainda está longe de chegar ao público. Por agora vamos dar uma olhada no evento de aniversário que está por vir no dia 23 nele já temos alguns skins e possíveis mapas de arenas que são baseados em mapas já existentes no jogo.

 

About Thiago "Raikonei" Domingues

"Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o universo e porque ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu." -Douglas Adams