OVERWATCHOrisa Entrará no Meta? – Analise do Novo Tanque

Marcus "Mcs33" Oliveira 4 de Março de 2017

O novo herói do Overwatch parece que veio para ficar, Orisa possui 200 de vida e 200 de armadura o que lhe dá uma boa resistência, um poderoso kit de habilidades e inúmeras aplicações para a futuras composições.

Obviamente, todo herói tem seus pontos fortes e fracos, por isso, vamos explicar melhor a aplicação da Orisa e fazer algumas previsões do seu futuro na Fila das Ranqueadas e no Competitivo.

Quero aproveitar para lembra-los que existe sim uma boa e grande diferença entre as ranqueadas e o cenário competitivo. Mas, isso é papo para outro post.

Aplicação das Habilidades

“Parados!” ou “Halt”

Essa habilidade sem duvida é o ponto forte da Orisa e também um dos motivos dela conseguir entrar fácil em algumas composições no atual meta game.

A habilidade cria diversas aberturas para seu time em diversas estratégias (ofensivas e defensivas) e eu vou tentar explicar algumas aplicações;

  • Essa habilidade desloca os adversários se for solta no ar e se for disparada na parede/chão causa uma pequena lentidão, com isso podemos puxar jogadores para a linha de frente para facilitar o gancho do Roadhog do seu time.
  • Também podemos colocar o Reinhardt inimigo de lado ou no ar para o Reinhardt aliado conectar um bom abalo terrestre, visto que a orbe passa por barreiras.
  • Outra aplicação é você usar a habilidade para deslocar o Bastion inimigo e faze-lo se reposicionar, por exemplo retirar os inimigos do High Ground e facilitar a entrada em Numbani.
  • E claro que não poderia faltar a parte mais divertida, puxar a galera para o gigante buraco que existe em Ilios, precipícios em Nepal e a linda ponde de Lijiang.

 “Amplificador” ou “Super Charger”

A suprema da Orisa também é um outro ponto fortíssimo, afinal ela aumenta nada menos que 50% do dano dos seus aliados que estiverem na linha de visão do totem. O que a torna uma habilidade poderosa para conquistar e defender pontos estratégicos, visto que seu burst de dano será absurdo. Um detalhe valioso é saber que a suprema da Orisa não acumula com a habilidade da Mercy de aumentar dano, mas a Orbe da Discórdia do Zenyatta é muito bem vindo.

“Barreira Protetora” ou “Protective Barrier”

Sua barreira ajuda o Reinhardt aliado quando ele precisa recarregar o escudo e também pode dar aquela proteção extra ao Bastion aliado. Além disso a barreira pode ser colocada no flanco para proteger os suportes, algo como uma barricada, já que a barreira fica ativada por 20 segundos mesmo sem tomar dano e você pode ativa-la novamente depois de alguns segundos. Vale lembrar que a barreira não pode ser refletida pelo Genji ou anulada pela D.va

“Fortificar” ou “Fortify”

Essa habilidade reduz o dano recebido em 50% por 4 segundos, é o tempo da Orisa chamar a ajuda dos seus aliados quando esta sendo atacada por alguém (Reaper, Tracer, Genji). Claro que com o Fortificar, durante os 4 segundos ela poderá ficar na linha de frente para segurar um pouco de dano, visto que ela ainda possui a armadura e a barreira para ajuda-la a segurar um pouco as coisas.  A linha de frente pode não ser o melhor lugar para Orisa ficar, mas ela pode passear por lá as vezes.

Pontos Fracos

  1. Ela é enorme e por isso será alvo fácil;
  2. Ela tem apenas 200 de vida depois da armadura e com isso fica fácil para uma Widowmaker ou Hanzo conseguir elimina-la;
  3. Assim como faz com vários outros tanques, Reaper consegue eliminar a Orisa facilmente se conseguir se aproximar dela;
  4. A Orisa é lenta, por isso heróis com muita mobilidade conseguem deixa-la maluca, como por exemplo Tracer e Genji;
  5. Caso ela esteja mal posicionada o Bastion será um grande problema na vida dela, mesmo conseguindo reposiciona-lo, Bastion é capaz dissolver a barra de vida da Orisa caso ela esteja mal posicionada.

Pontos Fortes

  • Consegue dar outplay no Mcree, Soldado, Roadhog, Mei e Pharah por causa da sua barreira e fortificar.
  • Mesmo sendo tanque ela consegue aplicar bastante dano, pois sua arma possui muita munição.
  • A um custo alto, ela consegue counterar a Torre do Torbjorn mesmo ele utilizando Núcleo Fundido, pois seu Fortificar e sua arma consegue resolver bem o problema. Caso utilize sua suprema e escudo a coisa fica mais fácil para o lado dela.

Competitivo

Começando com os mapas Híbridos (Numbani, King’s Row, Eichenwald) ela deve ter uma aplicação boa em grande parte de defesa do primeiro pronto desses mapas.

Pensando na composição Triple Tank, a famosa 3-2-1,  ela jogaria muito bem com Reinhardt e Roadhog fazendo a linha de frente e também conseguiria ajudar a retaguarda com barreira e o slow do Parados! caso algum herói flanqueasse os suportes ou no dps.

Na parte ofensiva dos mapas híbrido ela deve ser aplicada caso a defesa esteja fazendo algum tipo de estratégia bem fechada, já que seu Amplificador pode potencializar todo o time para partir a composição do adversário.

Nos mapas Controle (Lijang Tower, Nepal, Ilios, Oasis) eu não vejo uma dominância da Orisa em todos os mapas, mas ainda assim veremos ela por causa do seu kit poderoso.

O mais interessante seria coloca-la como elemento surpresa em Ilios ou Lijang Tower para tentar derrubar os inimigos. No entanto existe um grande problema para ela nesses mapas, esses mapas possuem tantas aberturas e coberturas que qualquer descuido pode ser falta, visto que um Reaper poderia flanquea-la facilmente e apaga-la.

Nos mapas de Escolta (Observatório: Gibraltar, Dorado, Rota 66) a aplicação deve ficar mais efetiva no lado ofensivo.

O time atacante pode evoluir a antiga tática do Bastion na carga e mistura-la com o 3-2-1, a composição poderia ser Reinhardt, Zarya, Orisa, Ana, Lucio e Bastion, onde o foco seria inteiramente no Bastion como single dps.

Claro que a tática não precisa ser fixa e totalmente focada em defender o Bastion, talvez usar um RoadHog junto da Orisa para fazer o flank com pick off em suportes e dps.

Por último temos os mapas de Assault (Hanamura, Temple of Anubis, Volskaya Industries) onde a aplicação da Orisa pode ser tanto para ofensivo como defensivo. Nesse estilo de mapa vai depender muito do estilo de jogo da equipe.

Muitos times preferem optar pelo 2-2-2, com 2 dps de mobilidade para entrar no ponto e puxar a atenção do time defensor. Nesse caso, creio que a Orisa não seja uma boa escolha.
Para o time defensor ela parece ter bem mais aplicações, mas também creio que seja mais situacional.

Conclusão

Estamos no começo da quarta temporada e ainda tem muita coisa a ser debatida, não sabemos se isso vai se manter e caso se mantenha, por quanto tempo ficará.

De cara posso dizer que a Orisa vai entrar no metagame de cabeça, talvez possamos ver pela primeira ver um 4-2-0 (4 tanques 2 suportes e 0 dps) ou também podemos ver a era best friends forever com Bastion, Ana e Orisa. A questão  é, será que com ela vamos ver a acensão de Reaper, Widowmaker e Hanzo?

Continua no próximo episódio…

About Marcus "Mcs33" Oliveira

Jogador casual de Overwatch e viciado em assistir partidas de alto nível, seja do cenário BR ou internacional. Analista de e-sports e apaixonado por games, auto-intitulado pró de Super Smash Bros.

  • wicttor

    O meu medo é aumentar ainda mais a quantidade de hanzos noobs nas QPs e rankeadas, já que vão ter a desculpa de usar contra a Orisa.