OVERWATCH3 Tanques 2 Suportes 1 Ofensivo – Overwatch Meta Report #02

Oriques "Cooruja" Batistim 22 de outubro de 2016

Salve salve galera, aqui quem fala é o Cooruja! Hoje vamos falar sobre o Metagame de Overwatch, esse Meta Report acontecerá sempre que uma grande mudança ocorrer no competitivo do jogo. Assim, poderei auxiliar vocês a entenderem melhor as composições que estão funcionando melhor. Gosto de lembrar que não é porque um meta está estabelecido que ele deverá ser considerado verdade absoluta. Vez o outra podemos ter alguma situação em que determinado jogador se sobressairá com outro herói fora da composição. Então, vamos ao meta!

O METAGAME

Há algumas semanas o Meta 3-3 havia se provado muito forte, por muitas vezes equipes foram massacradas pela composição. Mas, como era de se esperar, uma nova composição começou a se mostrar extremamente eficaz, não somente por desmantelar a 3-3, como por se mostrar viável de uma maneira geral. Hoje vamos conhecer e falar um pouco da composição 3-2-1, a qual comentamos semana passada no Overwatch Meta Report #1 e hoje vamos nos aprofundar mais.

A composição trabalha basicamente com 3 Tanques, 2 Suportes e 1 Ofensivo e se você reparar bem, falo isso porque algumas pessoas acabam deixando passar, o 3-2-1 é nada mais nada menos que um 3-3 com uma alteração. Essa alteração é bem estratégica, consistem em a equipe alterar o Zennyata por um DPS e assim conseguir quebrar a defesa do 3-3.

Dentre as possíveis alterações no lugar do Zenyatta temos 3 DPS que são mais utilizados, vamos conhece-los

Melhores DPS para o 3-2-1

1- Reaper

ReaperPodemos considerar o Reaper como uma das melhores escolhas para essa composição, vamos entender porque. O Reaper possui uma Suprema poderosíssima capaz de eliminar um time inteiro, além de um alto poder de fogo a curtas distâncias, isso seria o traria para o topo da lista facilmente. Mas, o principal fator que faz o Reaper se especial é o combo bem sincronizado do Estimular da Ana, Barreira Projetada da Zarya e a Velocidade concedida pelo Lúcio, quando essas habilidades encaixam bem não tem como para-lo.

Para você que esta pensando em utilizar essa tática, lembre-se que esse combo não precisa iniciar com o Reaper tendo a Suprema completa, por volta dos  85% já seria possível aplicar essa tática. Basta que o Repear chegue acertando algum dano assim que iniciar o ataque.

2- Tracer

Um outro DPS muito bom para o 3-2-1 é a Tracer que com sua alta mobilidade poderá atacar pelos flancos procurando a retaguarda do time adversário dificultando a vida dos suportes ou até mesmo quebrando a formação do oponente. Nesse caso em particular o Estimular não iria para a Tracer, mas sim para um tanque que trabalhará principalmente na retaguarda (Backline). A Zarya buscará o melhor posicionamento para o Surto de Grávitons e a Tracer finalizará com sua Bomba Eletromagnética.

Vale lembrar que a Tracer é uma EXCELENTE escolha para Mapas do tipo Controle.

3 – McCree

Mc CreeA mais recente escolha de DPS para o 3-2-1 é o McCree. Recentemente ele começou a ser aplicado na Koreia e aos poucos está ganhando espaço no cenário, ou seja no Meta Game.

Essa ideia consiste basicamente em o McCree fazer uma movimentação pela retaguarda (backline) do time adversário e executar o combo Estimular + Barreira Projetada + Solta o Som (Velocidade) e obviamente Tiro Certeiro. Deve ser nessa ordem para protege-lo de qualquer efeito de controle e ajuda-lo a carregar a mira do Tiro Certeiro (caveirinha vermelha) mais rapida, para então conseguir executar o time adversário no menor tempo possivel.

Para que isso tenha ainda mais chances de acontecer é preciso que a Equipe Aliada mantenha o foco no Winston e Reinhart, visto que ambos podem anular o Tiro Certeiro com suas Barreiras.

Essa estratégia foi utilizada por um time Coreano que jogou contra a Reunited e conseguiram um bom resultado, mas como ainda é muito recente deixaremos ela com o terceiro lugar da nossa lista.

Quais são os Suportes e Quais são suas Funções

Assim como na 3-3, aqui a Ana também será o ponto chave para a estratégia base dessa nova composição, visto que não importa se ela dará o Estimular ao Reaper ou a um Tanque o verdadeiro ataque se inicia com a sua suprema. Além disso ela trabalha muito com sua Granada Biótica, que dará um bom sustento a seu time e ainda bloqueará a cura do time adversário durante o confronto.

lucio-portraitNessa composição que surgiu a partir da 3-3 o Lúcio também não é nenhuma surpresa. Além de auxiliar na cura e causar algum dano, o seu incremento de velocidade é essencial para o ataque.

Considerando toda a capacidade de resistir a dano e de infligir dano, temos uma estrutura bem poderosa e resiliente. Por isso os times que vão utilizar essa estratégia devem priorizar os tanques Zarya, Reinhardt, Winston e Roadhog. Especificamente nessa composição a D.Va não poderá fazer nada que os outros tanques já não façam, e fazem bem melhor. Outra observação importante é que você poderá deixar o Reinhardt de lado em Mapas do tipo Controle, que exigem bastante mobilidade e os embates entre as equipes são constantes.

Como Counterar

Atualmente lidar com o 3-2-1 é uma tarefa chata, por muitas vezes quase impossível, porém, o meta esta em constante evolução e é nesse caminho que os times vão encontrando boas estratégias e composições. Agora vamos conhecer as duas formas possíveis de se combater ao 3-2-1:

  • No momento a melhor forma de combater a 3-2-1 é utilizando uma composição espelhada, nesse caso quem carregar o combo (Estimular + Desabrochar) primeiro leva uma pequena vantagem, essa vantagem aumenta se o outro time não conseguir encaixar com tanta efetividade. Uma outra variação utilizada na Coreia é o 3-2-1 com McCree, ela tem trazido alguns resultados positivos.
  • Alguns times Norte Americanos tem utilizado a composição mais padrão (2-2-2), no caso os dois DPS do time serão flanqueadores (Genji e Tracer), assim conseguem desestabilizar a formação do oponente e/ou eliminando um dos componentes do combo.

Se quiser ver um vídeo para ajudar eu sugiro este aqui.

Conclusão

Essa composição 3T-2S-1O tem se mostrado quase soberana em campeonatos, mas não tão efetiva em modo competitivo ou casual, countera-la atualmente parece ainda mais difícil, talvez por isso não vemos muito dela por ai.

No próximo MetaReport de Overwatch falaremos sobre as escolhas de herois e as futuras mudanças que podem abalar o competitivo e campeonatos.

Antes de finalizar gostaria de agradecer ao MCS33 por toda ajuda. Espero que estejam gostado da serie de post, não esqueçam de deixar seu feedback no chat, tirar aquela dúvida e obviamente trocar aquela ideia! FUI!

About Oriques "Cooruja" Batistim

Auto-intitulado especialista em cliques ensandecidos no mouse e expert em táticas inovadoras que ninguém nunca viu. Tenho a precisão de um vovô com parkison e a sagacidade estratégica de um urso faminto. Esse sou eu!